daytodayforever

Início » Uncategorized » Massagens Terapêuticas –

Massagens Terapêuticas –

dezembro 2012
S T Q Q S S D
    abr »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

A HISTÓRIA DA MASSAGEM

Nenhum evento

Categorias

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 378 outros seguidores

1288223162_6930184_1-Fotos-de--REDUcaO-DE-MEDIDAS-DE-FORMA-NATURAL-E-SEM-DORDRENSGEM-LINFaTICA-MeTODO-DRVoDDER-1288223162

 

Por que é tão importante tocar, massagear, hidratar nossa pele?

Talvez porque a pele é o nosso maior órgão. Talvez porque 70% da circulação sanguínea ocorre nessa superfície, que tem aproximadamente 2 m² ou porque se encontre quase a totalidade de nossas terminações nervosas.

download (1)images (5)

A palavra grega másséin significa apertar, friccionar e amassar. No ano 400 a.c., Hipócrates, o pai da medicina, escreveu que os médicos deveriam usar a massagem como forma de cura; no ano 100 d.c., Galenos, o pai da anatomia humana, escreveu um livro sobre a massagem e sua força curativa. Foi um sueco, Per Henrik Ling (1776-1839) o responsável pela retomada dessa antiga cultura. Ele criou uma técnica baseada em movimentos utilizados pelos gregos clássicos, chamando assim sua técnica de Massagem Clássica, mas ficou mundialmente conhecida como massagem sueca, devido  a sua origem.

1341521530_410180225_1-Massagem-Relaxante-Terapeutica-Energetica-Morumbiesf.1

Massagens-Terapêuticas-Aliviar-Tensão-E-Dor-Muscular1images (6)

 

 

Hoje em dia existem massagens para todos os fins, para bebês, idosos, cosméticas,de rejuvenescimento. Várias organizações incorporam massagens, inclusive na empresa, visando incentivar seus funcionários. Diariamente pessoas sofrem de torcicolos, dores lombares e uma boa massagem alivia  muito as dores musculares, relaxam e acalmam, além de revigorar um corpo  exausto.

Basicamente existem dois grupos: as massagens com óleos e as massagens secas. Dentro de cada um destes grupos criaram-se uma infinidade de tipos, estilos, filosofias e conceitos para a massagem.

A Massagem Terapêutica inclui alongamentos e testes musculares. Auxilia na postura e o aumento do equilíbrio físico, A técnica trabalha nos tecidos musculares, provoca a circulação linfática e sanguínea, combate a tensão muscular e estimula a pele. Também aumenta a produção de  hormônios como ocitocina e endorfinas e atua como complemento em tratamentos contra fibramialgia, dores no corpo, inchaços, traumas pós treinos, LER, tendinites, dores de cabeça e insônia.

Os cinco movimentos básicos deste tipo de massagem são:   Effleurage (deslizamentos), Petrissage (amassamentos), Fricção (pressão com movimento circular), Tapeamento (batidas rítmicas), Vibrações (feitas com as mãos).

1332253807671

ChineseMedecinedownload

 

 

Como disse temos uma gama de tipos de Massagens Terapêuticas e vou citar algumas:

Shiatsu: massagem de origem japonesa que utiliza pressões com os dedos ao longo do corpo, promovendo a liberação da tensão em pontos pré-determinados.

 Acupressura: funciona sobre os mesmos pontos da acupunctura, estimulando-os da mesma forma, mas em vez de ser com recurso a agulhas, é com recurso a massagens suaves.

Do-in: é uma técnica de automassagem de origem chinesa que utiliza os pontos dos meridianos energéticos do corpo humano, conhecidos nas práticas da medicina chinesa tradicional, tais como a acupuntura.

Massagem Thai: utiliza a pressão vigorosa para alinhar as suas energias (massagem holística);

images (2)images (4)

Drenagem Linfática: eliminação de edemas, toxinas, retenção de líquidos, atuando na saúde e estética corporal, diminuindo celulite.

Pedras Quentes: feita com as próprias pedras roladas, seixos de rio, pedras argilosas, cujas propriedades auxiliam na remoção de toxinas corporais e o calor propicia profundo relaxamento.

Pedilúvio: escalda pés com reflexologia podal.

image

Garshana: escovação corporal cuja finalidade é esfoliar a pele removendo células mortas e ativar a circulação.

Massagem Turca: utiliza do banho turco, massageando enquanto ainda esta ensaboado, com uma sauna a vapor, banhos frios, e óleos. Pretende-se  além de aliviar o cansaço muscular, limpar e hidratar toda a pele.

Reflexologia

 

Devemos tomar alguns cuidados e não tocar áreas de nossa pele que tenham bolhas, escamações, contusões, varizes, articulações inflamadas, Tumores e inchaços não diagnosticados e problemas cardiovasculares como trombose ou outros problemas circulatórios.

O shiatsu sobre o abdômen deve ser evitado durante a gravidez e mesmo nos estágios mais avançados da gravidez deve-se evitar pressões intensas nas pernas.

 

 

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: