daytodayforever

Início » Uncategorized » Antitranspirantes e o Câncer

Antitranspirantes e o Câncer

dezembro 2012
S T Q Q S S D
    abr »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

A HISTÓRIA DA MASSAGEM

Nenhum evento

Categorias

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 378 outros seguidores

Entre as novas tecnologias cosméticas temos também uma atenção especial aos desodorantes.

Talvez por causa do aumento da temperatura, hoje os desodorantes ficaram obsoletos. Além de nos proteger dos odores causados pelo suor , agora não podemos mais transpirar. Creio que virou algo como falta de educação, etiqueta, ou algo ultrapassado. Na verdade uma ação totalmente indelicada. Assim nasceram os antitranspirantes, que além de eliminar o mal odor também não nos deixa transpirar pelas axilas.  E estão evoluindo potencialmente, hoje anunciam até 48 horas de proteção. Talvez o mundo moderno nos faça tomar banho apenas de dois em dois dias. Creio que seja um excesso. Pelo menos um banho por dia, por favor. Moro num país tropical.

2e4b3e1ed176d4b7cee9d08db79b0f19

Opiniões a parte, há uma teoria que dois componentes existentes nos antitranspirantes estão ligados ao aumento do câncer de mama, inclusive em homens.

Cientistas da Universidade de Reading,   na Inglaterra,    publicaram uma pesquisa que aponta para a possibilidade de uma ligação entre o uso de antitranspirantes (que contêm alumínio e zircônio) e o aumento dos casos de câncer de mama. Nos últimos 25 anos, os casos de câncer de mama na Inglaterra dobraram, passando de aproximadamente 20.000 por ano no final dos anos 70 para quase 40.000 por ano hoje.     A teoria por trás desta relação é que a maioria dos antitranspirantes contém elementos químicos como Zircônio, que entram pelos poros na pele, reagindo com água e suor.  A transpiração libera toxinas do corpo que os pesquisadores originalmente achavam que,  ao serem bloqueados, poderiam levar à formação de nódulos linfáticos nas axilas e com passar dos anos contribuir para mudanças perto das mamas.

aloe+ever+shield+deodorante+de+aloe+vera+de+r+18+65+por+r+14+89+exclusivo+sao+jose+do+rio+preto+sp+brasil__684D16_2

Porém, aqui no Brasil, a Anvisa publicou em seu site: http://www.anvisa.gov.br/divulga/informes/antitranspirante.htm,   a seguinte declaração:

“…Após avaliação dos dados apresentados na literatura cientifica, de divulgação e orgãos de regulamentação, podemos inferir que até o presente momento não foram apresentados dados capazes de inferir a relação sais de alumínio / incidência de câncer de mama, embora a abordagem absorção de sais de alumínio deva continuar na mira dos pesquisadores da área.
Este é, s.m.j. o nosso parecer.”

Também o INCA divulgou em seu site:http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=23; a seguinte declaração:

“…Segundo parecer técnico divulgado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não existe até o momento dados significativos na literatura científica que relacionem os sais de alumínio presentes na fórmula dos antitranspirantes com a incidência de câncer de mama.

Em janeiro de 2004 foi publicado na revista Journal of Applied Toxicology um artigo assinado por pesquisadores da University of Reading, na Grã-Bretanha (GB), demonstrando a presença de altas concentrações de parabenos em tecidos retirados de tumores mamários de mulheres que usavam este tipo de desodorante.

No entanto, no editorial da mesma revista, há um outro artigo de pesquisadores do Departamento de Toxicologia do Laboratório Covance (GB) questionando o desenho do Estudo, a inferência dos resultados tendo em vista que o número de amostras de tecido coletado de tumores mamários foi pequeno (n=20). Questionou-se também a toxicidade desses compostos e a limitação de dados sobre exposição humana disponíveis na literatura.

Tomando-se como referência o parecer da American Cancer Society sobre este assunto, é possível que alguns anti-perspirantes possam irritar a pele e que não é raro o desenvolvimento de uma infecção chamada hidradenite supurativa, que se inicia na glândula sudorípara na axila ou região inguinal. Esta infecção pode levar à bacteremia (bactérias na corrente sanguínea) e choque se não tratado adequadamente. A depilação com lâmina pode agravar uma infecção axilar.

Entre os inúmeros estudos epidemiológicos que descrevem os fatores de risco associados ao desenvolvimento de câncer de mama este parece ser o primeiro que estabelece que o uso de anti-perspirante aumenta o risco para câncer de mama. Portanto, deve-se considerar que ainda não há estudos suficientes nem conclusivos que comprovem a associação positiva entre a exposição a parabenos e a presença de danos no DNA que poderiam levar ao câncer…”

AXILAS

Agora vamos falar um pouco sobre esses dois elementos químicos em questão: Alumínio (Al) e Zircônio (Zr).

A ingestão por muito tempo do alumínio em concentrações altas pelo ser humano, principalmente na forma de íons em que é solúvel em água, pode ter sérios problemas de saúde  como:demência, danos do sistema nervoso central, perda de memória, surdez, fortes tremores, dores musculares, cólicas, fraqueza, inapetência e impotência. A ingestão do alumínio pode acontecer através da comida, do ar e contato com a pele.

Quanto ao Zircônio vou falar sobre algumas curiosas utilizações. Este metal é muito resistente a corrosão, sendo que apenas o ácido fluorídrico pode dissolvê-lo. Tem sido utilizado em várias áreas como: revestimento de reatores nucleares, revestimento de fornos, e como material refratário em indústrias de cerâmica e de vidro. Os tecidos humanos toleram bem este  metal, sendo amplamente usado em implantes dentários e em  articulações artificiais. Também é empregado em trocadores de calor, tubos de vácuo e filamentos de lâmpadas. Alguns de seus sais são empregados para a a fabricação de antitranspirantes. Pode ser usado como agente incendiário para fins militares.

Creio que as melhores escolhas são feitas perante ao maior número de informações possíveis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: