daytodayforever

Início » Uncategorized » A dor da beleza

A dor da beleza

abril 2013
S T Q Q S S D
« dez   maio »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

A HISTÓRIA DA MASSAGEM

Nenhum evento

Categorias

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 378 outros seguidores

 

Depois de ver tantos rostos com expressões dolorosas, sorrisos desesperados, palavras impronunciáveis, e sim, machos com lágrimas escorrendo pela face barbada! Na tentativa , talvez infame, resolvi tentar  aliviar seus sofrimentos, compartilhados comigo, contando um pouco como nossos antepassados vivenciavam o ato de depilar-se.

Com certeza ainda é doloroso o processo depilatório. Porém, acreditem, estamos no céu. Este processo já beirou ao absurdo do masoquismo.

fig.5c

Por exemplo as gregas, já por volta de 2000 a.C. arrancavam os pelos com as mãos, ou queimavam-os com cinzas quentes que colocavam sobre a pele. Há relatos que as sacerdotisas do templo de Creta, ingeriam um entorpecente para diminuir seu sofrimento.

O primeiro instrumento usado na depilação chamava-se Estrigil e foi criado na Grécia Antiga. Este instrumento foi adaptado pelas mulheres romanas. Elas passavam no corpo uma pasta a base de vegetais, cinzas e argila, raspando posteriormente a pele com o estrigil.

a908d04552fc673ddf91210e84e2970fa908d04552fc673ddf91210e84e2970f

Entre as composições depilatórias,  em Roma, algumas continham soda caustica como ingrediente principal.

Os homens também removiam os pelos com um depilador feito de sangue de diversos animais, gordura de hipopótamo, carcaça de tartaruga e trissulfeto de antimônio, isto por volta de 1500 a.C.

nefertiti

As mulheres muçulmanas tinham o hábito de raspar o corpo todo. Elas criaram um xarope espesso, composto de açúcar e sumo de limão para extrair seus pelos.

Também no oriente, fio criado a depilação com linha, que hoje chamamos de depilação chinesa, iraquiana, grega, orienta, egípcia, etc.

Os egípcios foram os primeiros a utilizar o extrato de sândalo, a argila e a cera de abelhas. Daí vem as nossas ceras de depilação. Cleópatra já utilizava o método de cera quente em tecidos finos para se depilar.

Historia-Listas-TrabalhosHorriveis-DepiladordeAxilas

A Idade Média, também chamada Idade das Trevas, com certeza teve esse nome reforçado pelos métodos de beleza e higiene. Para se depilarem, usavam sulfato de arsênio misturado com cal virgem ou fervido juntamente com o azeite, aplicado sobre a área a ser depilada, seguido de sangue de rã e cinzas de couves. Assim temos uma  depilação definitiva.

Agora confessem, não estão aliviados de estarem no século XXI?

Já que a depilação acompanha a humanidade desde eras remotas, felizes somos nós, que temos ao nosso alcance métodos mais eficazes e menos dolorosos, graças à tecnologia, profissionalismo e confesso um  pouco de compadecimento com a dor alheia.

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: