daytodayforever

Início » Uncategorized » Florais de Bach – Os doze estados mentais

Florais de Bach – Os doze estados mentais

abril 2013
S T Q Q S S D
« dez   maio »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

A HISTÓRIA DA MASSAGEM

Nenhum evento

Categorias

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 378 outros seguidores

   Gentian impatiens Chicory

 O dr. Bach, na sua concepção de que apenas tratar a doença de um individuo, como ocorre na medicina ocidental tradicional, não era suficiente para a cura, buscou tratar a personalidade, a índole e o temperamento de seus pacientes.

Dizem que durante um evento social, o dr Bach, entediado com o jantar, passou a observar atentamente as atitudes dos seus convidados e teve seus primeiros isights sobre os temperamentos humanos. Estas observações lhe renderam, mais tarde, a sua descrição sobre os doze estados mentais.

agrimonyclematis

Tendo convicção de que a Humanidade como um todo era composta de doze tipos de grupos definidos. Cada indivíduo pertence a um desses grupos, tendo em comum diferentes traços de caráter, de personalidade e de temperamento. Os membros de cada grupo são claramente reconhecíveis pelo seu comportamento, suas atitudes e expressão.  Quando um indivíduo se encontra enfermo, fica mais evidente qual grupo pertence.

Rock RoseScleranthus

Os doze estados mentais principais são: medo, temor, tortura mental ou preocupação, indecisão, indiferença ou enfado, dúvida ou desânimo, excesso de preocupação com os outros, fraqueza, falta de confiança em si mesmo, impaciência, excesso de entusiasmo, orgulho ou insociabilidade.

Lendo esta lista de sentimentos me parece claro que qualquer ser humano desenvolverá uma relação com a vida de frustração, de tristeza e dor. Ainda mais que atualmente se fala tanto em indivíduos pró-ativos. Estes estados realmente fazem  estacionar o fluxo de alegria e realizações cotidianas em um ser vivo. A tristeza gera a doença.

Water VioletGorseCerato

“Enquanto as nossas almas e personalidades estiverem em harmonia, tudo será felicidade, paz e saúde.” – Dr. Edward Bach

Digamos que uma pessoa possui uma gastrite nervosa. Se ele for consultar-se com um especialista em sistema digestivo, este lhe dirá que sua gastrite é provocada por ansiedade, nervoso, etc. Lhe receitará um tratamento com anti-ácidos para que sua gastrite não vire uma úlcera. O sintoma da sua doença estará erradicado, porém e o motivo? O paciente continuará ansioso, nervoso. Um anti-ácido não cura a ansiedade. E continuando ser ansioso com certeza voltará a ter uma gastrite ou outra doença. Enfim, terá que tratar de sua ansiedade, descobrir os motivos e descobrir uma forma de controlá-la. Os florais de Bach auxiliam nesse tratamento, ajudando o paciente a encontrar o equilíbrio para lidar com seus problemas cotidianos.

Centauryvervain

 Em cima desses doze estados mentais, o dr Bach pesquisou e criou os primeiros doze florais. Cada um deles tem a capacidade de dissolver e erradicar estes sentimentos e fazer com que o paciente volte a ter o seu equilíbrio emocional.

“As Ervas curam nossos medos, nossas ansiedades, nossas preocupações, nossas falhas e nossos erros, são estes que nós devemos detectar e não a doença, não importando qual seja, ela acabará.” – Dr. Edward Bach

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: