daytodayforever

Início » Uncategorized » Argila – medicina e estética

Argila – medicina e estética

abril 2013
S T Q Q S S D
« dez   maio »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

A HISTÓRIA DA MASSAGEM

Nenhum evento

Categorias

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 378 outros seguidores

images (3)

A  argila é um componente de origem  mineral, coletada diretamente do solo, composta por alumínio ( óxido de alumínio) sílica (oxido de silício) e água. Entre as várias tonalidades da argila, as mais conhecidas e utilizadas para fins medicinais e estéticos são: branca, amarela ou dourada, verde, vermelha, marrom, cinza e preta.  A sua coloração esta diretamente associada a outros minerais, que lhes dão funções diferenciadas na utilização.

 images (22)

Na antiguidade, todos os povos antigos citam as propriedades curativas da argila. Os egípcios a utilizavam em larga escala. O naturalista Plínio, o Antigo, consagrava-lhe um capítulo da sua “História Natural”. Os gregos  Dioscoride e Galieno, o árabe Avicena, referiram-se como uma forma de cura extraordinária. Além de ser famosa entre indus, com sua medicina Ayurvédica, os chineses, nórdicos, povos indígenas da Américas. Na modernidade podemos citar os naturalistas alemães Kneipp, Kuhn, Just, Felke., foram os que mais contribuíram para o renascimento da argila no contexto dos tratamentos naturais. A medicina natural sempre utilizou a argila como uma grande aliada. Utilizada contra dores, desintoxicações, inflamações, etc.

images (29)

Por favorecer a reprodução celular integral, afinando e clareando a pele, promovendo a esfoliação da pele e do couro cabeludo, absorvendo toxinas e impurezas, promovendo a reconstituição de tecidos, fazendo a desintoxicação metabólica capilar, facial e corporal, estimulando o crescimento dos fios, pois atua na circulação, elimina a oleosidade do cabelo, eliminando bactérias e tendo efeito calmante, suavizando e amaciando a pele, está amplamente sendo utilizado em tratamentos capilares, faciais, corporais. Podemos citar também que a argila, possui o poder de prevenir os efeitos do tempo, limpar, esfoliar e tirar manchas superficiais. Ajuda ainda a acalmar inflamações e ativar a circulação superficial, melhorando a vitalidade da pele.

Vamos citar alguns tipos de argila e suas melhores indicações:

images (4)

Argila verde: é indicada para peles oleosas e com acne. Tem ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa e bactericida, analgésica e cicatrizante,  se aplicada como máscara facial no tratamento de beleza. 

Realiza um peeling natural, removendo o excesso de oleosidade da pele. Nutre os teus tecidos com sais minerais e absorve a radiação solar, retardando o envelhecimento. 

images (25)

Argila branca: indicada para  as peles sensíveis e desidratadas. Contem o maior percentual em alumínio e seu ph é muito próximo ao da pele. Os seus benefícios são de clarear e absolver a oleosidade da pele, sem desidratar, e ter ação suavizante e cicatrizante. Apresenta ação tensora branda e portanto, pode ser usada em todos os tipos de pele, especialmente nas expostas demasiadamente ao sol.

images (23)

 

Argila rosa: é a mistura da argila branca com a vermelha. Por ser mais suave, a argila rosa é indicada para as peles sensíveis e delicadas. Ela possui ação desinfetante, cicatrizante e suavizante. A argila rosa é rica em ferro e muito boa para aplicação de máscara facial, corporal e capilar.

 

Ao mesmo tempo que absorve as toxinas e o excesso de oleosidade, fornece os minerais necessários para devolver o viço e o brilho natural de sua pele e cabelos, tornando-os sedosos e macios. 

argilas

Argila cinza: é indicada para peles oleosas e com manchas. Devido ao titânio presente em sua composição. Combate espinhas, cravos, e é excelente esfoliante. A argila cinza é antioxidante natural, retardando o envelhecimento da pele. É reguladora da seborréia capilar, absorve a irradiação solar, é clareadora de manchas e pode ajudar na redução de pesos e medidas.

 

Argila preta: é a mais nobre de todas, pode ser encontradas também em lamas vulcânicas. É muito utilizada para a desintoxicação da pele, principalmente a oleosa. Ação anti-inflamatória, anti-artrósica, absorvente e anti stress. Devido ao ao teor de alumínio e silício e baixo percentual de ferro, pode ser usada tanto para cosmética como para tratamento de doenças. É um excelente agente rejuvenescedor. 

download (1)images (31)

 

           

 

 

Anúncios

1 Comentário

  1. […] Argila – medicina e estética     […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: