daytodayforever

Início » Uncategorized » Sabonetes – Continuação da sua história, de Alepo à Marselha e Savona

Sabonetes – Continuação da sua história, de Alepo à Marselha e Savona

maio 2013
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

A HISTÓRIA DA MASSAGEM

Nenhum evento

Categorias

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 378 outros seguidores

luberon provence
Da Síria, partimos da cidade de Alepo e vamos para Marselha, na França e Savona, na Itália. Por volta do ano 800, os sabões eram feitos de óleo de azeitona e de lixívia de soda cáustica (feita através de algas marítimas).
Photo1 (7)
Na Inglaterra, aproximadamente em 1192, aparece o primeiro fabricante de sabão, Richard de Devizes, um monge, fez referência ao número dos fabricantes em Bristol e aos cheiros desagradáveis que criaram.
bristol catedral

No século XV e XVI, no fim da Idade Média, a fabricação de sabão era uma atividade estabelecida na Europa. As associações dos fabricantes de sabão guardavam seus segredos industriais a sete chaves. Óleos de origem vegetal e animal eram usados com cinzas de plantas e também fragrâncias. Gradualmente, uma maior variedade de sabão foi-se tornando disponível para barbear e lavar a cabeça, bem como para o banho e lavagem de roupa.

A Itália, a Espanha e a França estão sempre entre os primeiros centros de fabricação do sabão.

 

Várias cidades europeias tornaram-se centros produtores de sabão, na época o sabão era um produto de luxo, usado apenas por pessoas ricas.

tumblr_m1b25nSncB1r3ad98o2_500

No século XVII, o consumo de sabão, no reino de Elizabeth I era maior do que em qualquer outro país europeu, segundo dizem. É, possível que Elizabeth I, tenha criado a moda, pois fez anunciar na corte que a rainha tomava um banho de quatro em quatro  semanas “sendo necessário ou não”.

Mais tarde, o sabão sofreu uma série de  restrições e uma pesada carga tributária sendo taxado como ítem de luxo, (Embora uma barra de sabão apenas custasse 2 libras, tinha-se que pagar um imposto de 3 libras, por essa barra). Só em 1853 é que a taxa foi abolida em Inglaterra.

Nicolas Leblanc

Em 1792, a primeira patente do processo de fabricação de sabão é registada; o químico francês Nicolas Leblanc consegue obter soda caústica do sal de cozinha, (elemento ativo encontrado nas cinzas, que se junta à gordura para fazer o sabão). Este processo permitiam obter grandes quantidades de soda de boa qualidade a um baixo custo, dando um grande avanço na fabricação de sabão.

Continua…

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: