daytodayforever

Início » Uncategorized » GENGIBRE – emagrecedor, afrodisíaco, anti-oxidante, bactericida…

GENGIBRE – emagrecedor, afrodisíaco, anti-oxidante, bactericida…

junho 2013
S T Q Q S S D
« maio   jul »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

A HISTÓRIA DA MASSAGEM

Nenhum evento

Categorias

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 378 outros seguidores

gengibre

Nós brasileiros temos o hábito de lembrarmos do gengibre apenas em período de festas juninas, porém seria de grande ajuda à nossa saúde se o adotarmos em nossa dieta cotidiana

O gengibre, vegetal nativo da Ásia, também é conhecido em outras regiões brasileiras como Mangarataia, mangaratiá.  

O gengibre combate a proliferação de vírus e bactérias alojadas no organismo.  Então o chá da vovó para combater a gripe, a dor de garganta, que vai gengibre funciona e muito.

Sendo rico em antioxidantes, combate os radicais livres, prevenindo gripes e resfriados, além de  prevenir o envelhecimento precoce da pele.  Assume múltiplos benefícios terapêuticos: tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.

images (21)

É  referência quando se fala em problemas estomacais, pois combate enjoos, gases, indigestão, náuseas causadas pelo tratamento do câncer e perda de apetite. Também auxilia na digestão de alimentos gordurosos. Não é à toa que uma substância presente na raiz do gengibre é usada na fabricação de medicamentos laxantes, antigases e antiácidos.

A raiz também é bastante utilizada para combater o mau hálito, cólica menstrual e até ressaca. Graças ao poder anti-inflamatório, o gengibre ainda é usado para aliviar dores decorrentes da artrite, dores musculares, infecções do trato respiratório, tosse e bronquite. Pode ser considerado um afrodisíaco pois, ao produzir calor, promove a vasodilatação e o aumento da circulação sanguínea. Isso facilita a ereção dos homens e intensifica a sensibilidade no clitóris das mulheres.

Um estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, mostrou que a composição do gengibre pode inibir o avanço do câncer de cólon.

O óleo extraído do vegetal é apontado como eficaz no tratamento de queimaduras. Além disso, o gengibre desempenha um importante papel na dieta, pois estimula olfato e paladar, contribuindo com a diminuição do uso do sal para temperar os alimentos. O chá, por sua vez, aumenta o consumo de líquidos, favorecendo a hidratação e ajudando a eliminar as toxinas.

images (20)

As propriedades terapêuticas do gengibre se devem à ação conjunta de várias substâncias, principalmente encontradas no óleo essencial do gengibre, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona. Além de :

Ginerol: substância dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. O gingerol é responsável pelo sabor picante do gengibre.

A planta também possui vitamina B6, assim como os minerais potássio, magnésio e cobre, mas tais propriedades se tornam pouco relevantes levando-se em conta o consumo diário da planta. Como trata-se de uma especiaria, bastam pequenas quantidades do gengibre no chá ou preparações culinárias para aromatizar as preparações.

O gengibre também é rico em substâncias termogênicas que ativam o metabolismo do organismo e potencializam a queima de gordura corporal.

A tabela de valores nutricionais :

Composição do gengibre para cada 100 g  
Água (g) 78,88
Calorias (Kcal) 80
Proteínas (g) 1,82
Lipídios totais (g) 0,75
Carboidratos (g) 17,77
Fibras (g) 2
Cálcio (mg) 16
Ferro (mg) 0,6
Magnésio (mg) 43
Fósforo (mg) 34
Potássio (mg) 415
Sódio (mg) 13
Zinco (mg) 0,34
Cobre (mg) 0,22
Manganês (mg) 0,22
Selênio (mcg) 0,7
Vitamina C (mg) 5
Tiamina (mg) 0,025
Riboflavina (mg) 0,034
Niacina (mg) 0,75
Vitamina B6 (mg) 0,16

Por que o gengibre ajuda a emagrecer?

O gengibre é um alimento termogênico e pode auxiliar o emagrecimento. Isso porque os alimentos termogênicos aumentam o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. Mas não adianta apenas consumir gengibre, alie-o aos exercícios físicos, para perder peso.

images (19)

Contra-indicações:

Pede-se para mulheres gravidas evitarem o consumo, principalmente próximo a data do parto, pois pode aumentar o risco de hemorragias. Mas os estudos feitos não mostram grandes  alterações em fetos ou partos entre as mulheres que consumiram ou não o gengibre.

Pessoas com hipertireoidismo, pois o metabolismo das mesmas já é muito elevado.

Além disso, crianças e gestantes, pessoas com cardiopatias, enxaqueca, úlcera e alergias não devem abusar dos alimentos termogênicos, pois eles podem levar a aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia.

O gengibre pode favorecer hemorragias e, por isso, deve ser evitado por pacientes com distúrbios hemorrágicos. Também pessoas com problemas cardíacos. E como o gengibre diminui o nível de glicose no sangue, pede-se atenção aos diabéticos , pois terão que rever as doses de insulina.

 

 

 

Anúncios

2 Comentários

  1. Its like you read my mind! You seem to know a lot about this, like you wrote the book in it or something. I think that you can do with some pics to drive the message home a little bit, but other than that, this is excellent blog. A great read. I’ll definitely be back.

  2. It is difficult to find knowledgeable people with this topic, but guess what happens you are referring to you sound.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: