daytodayforever

Início » Uncategorized » História da Massagem – Origem

História da Massagem – Origem

junho 2013
S T Q Q S S D
« maio   jul »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

A HISTÓRIA DA MASSAGEM

Nenhum evento

Categorias

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 378 outros seguidores

Perante tantas técnicas de massagens terapêuticas e estéticas oferecidas atualmente, com profissionais cada vez mais especializados, muitas prometendo verdadeiros milagres e outras sendo grandes parceiras alternativas na diminuição de dores,  traumas, problemas digestivos, linfáticos, etc…

Mas qual a origem da massagem?

história da massagem (2)

De onde vem a nossa reação instintiva de friccionar ou segurar uma área lesionada, dolorida ou com uma sensação de desconforto, buscando assim diminuir a dor?

Sejam bem vindos a História da Massagem –  uma história tão antiga quanto a origem do homem.

Massagem é a manipulação sistemática de tecidos moles do corpo com objetivos terapêuticos.Esta técnica básica foi desenvolvida através dos milênios até o sistema de massagens que conhecemos hoje.

images (6)

Quase todas as culturas antigas possuem relatos da utilização de algum tipo de toque terapêutico. Na sua “medicina” utilizavam ervas, óleos e formas primitivas de hidroterapia.

Na pré-História, o homem já friccionava seu corpo buscando o bem estar e a proteção contra lesões e infecções, mostram-nos estudos arqueológicos. Ou seja , o homem pré-histórico já utilizava a massagem, ou os primórdios da mesma.

shiatsu-pouls

Civilizações antigas como os egípcios, hindus, gregos, romanos, chineses e japoneses, cerca de 300 a.C., fizeram referências sobre os benefícios da massagem para o bem-estar. Mas os primeiros a reconhecer as propriedades curativas dessa técnica de friccionar o corpo foram os chineses, que assinam a literatura mais remota que se tem notícia: o texto médico Nei Ching, escrito em 2800 a.C. Os monges taoístas chineses praticavam o “Qi Gong” – movimentos de meditação que revelam e cultivam a força da vida.

imgad1B14965

A medicina tradicional chinesa é baseada no princípio de que toda doença ou desconforto no corpo é devido a um desbalanço do “Qi”.

download (1)

Por volta de 1000 a.C. os monges japoneses começaram a estudar o Budismo na China. Os japoneses aprenderam sobre massagem a partir das escrituras chinesas. Eles presenciaram os métodos de tratamento da medicina chinesa tradicional e levaram esses conhecimentos ao Japão. Os japoneses não somente adotaram o estilo chinês mas também o melhoraram através da introdução de novas combinações.

imagesimages (1)

Na India, por volta de 1800 a 500 a.C. a cultura indiana Védica espalhou-se para o Oeste através do Rio Ganges.Eles desenvolveram uma forma única de medicina conhecida como Medicina Ayurvédica.

templo-antigo

Eles escreveram vários grandes livros que registravam suas técnicas. Um deles cham       ado “Ayur Veda”, que significa “Arte da Vida”, data de 1700 a.C. e descreve algumas massagens simples e tratamentos herbais para várias condições.

Os nativos Americanos também usavam aquecimento e massagens com ervas para tratar muitos problemas. Os Cherokee e os Navajo estavam entre as muitas tribos que friccionavam seus guerreiros antes das guerras e depois delas. A massagem também era usada para diminuir as dores do parto e das cólicas nas crianças.

Os egípcios deixaram trabalhos artísticos que mostram a massagem nos pés. Os egípcios antigos, budistas, persas e japoneses também a utilizavam no tratamento de várias doenças e lesões; e a massagem continuou a ser parte vital do tratamento médico até depois do quinto século d.C.

images (5)

 

Continua na próxima semana…

Anúncios

5 Comentários

  1. I simply want to say I am just all new to blogging and site-building and honestly liked this web-site. More than likely I’m going to bookmark your blog . You certainly come with fantastic articles. Appreciate it for revealing your web site.

  2. Sarah Beland disse:

    An interesting discussion is worth comment. I think that you should write more on this topic, it might not be a taboo subject but generally people are not enough to speak on such topics. To the next. Cheers

  3. rate us disse:

    Great Stuff, do you have a bebo profile?

  4. I’m really enjoying the design and layout of your blog. It’s a very easy on the eyes which makes it much more enjoyable for me to come here and visit more often. Did you hire out a designer to create your theme? Fantastic work!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: