daytodayforever

Início » Uncategorized » Dieta ou Educação Alimentar

Dieta ou Educação Alimentar

julho 2013
S T Q Q S S D
« jun   ago »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

A HISTÓRIA DA MASSAGEM

Nenhum evento

Categorias

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 378 outros seguidores

A obesidade e busca de um corpo perfeito tem se tornado dois extremos preocupantes para a saúde.

  1342899840frutas-e-verduras525x252

Cada dia aumenta o número de pessoas obesas. As causas são sempre maus hábitos alimentares, sedentarismo e o estresse cotidiano, todas consequências do modo de vida moderno.  O pouco tempo que nos sobra para nos alimentarmos está focado em algo  prático e rápido. De preferência fast food in box, que de para comer em frente ao computador. Exercícios físicos nunca entram na agenda. Antes do trabalho é impossível e após o cansaço vence a necessidade de se exercitar. Quanto a estresse podemos citar a vida workarolic que é o que temos que ser para entrar e nos mantemos no mercado. Além do trânsito que atualmente mesmo com uma Ferrari se anda 1 km a cada 30 minutos. Não vamos nos esquecer da economia globalizada, onde se  em um país no meio do nada quebrar interfere até no aumento da sua conta de gás. Viver tornou-se algo tão caro quanto ser casado com a bela Elizabeth Taylor.

cereais-e1335945105562

Os reflexos de tudo isso vão desde uma barriguinha até a obesidade mórbida. Tudo isso acoplado a problemas cardiovasculares, endócrinos, ortopédicos, etc. É comum crianças de oito anos terem diabetes ou estarem obesos, atualmente. Olhe ao seu redor e conte quantas pessoas tomam remédios para pressão arterial. quanto  o câncer deixou de ser algo distante; amigos, familiares, vizinhos, sempre há alguém conhecido.

soja_feijao_cereais

No outro extremo da balança estão os viciados em um corpo perfeito. É praticamente uma ditadura onde o nível de gordura tem que ser menor que de um corredor queniano. Todos parecem querer ser inspiradores de um artista renascentista. Não podemos envelhecer e muito menos estarmos com” algo fora do lugar”. A maioria ignora  a saúde e idolatra a estética. E para isso fazem qualquer coisa, vale até uma promessa para uma bulimia ou anorexia.

healthy_eating_vegetables_01

Se listarmos as dietas daria para escrever uma enciclopédia. Dieta da Lua, da sopa, da proteína, do alface, da água e até a da luz. Todas as pessoas que aderem a esse estilo de vida acabam doentes.

E a grande maioria da população vive um meio termo disso. Muitos estão acima do peso e tentam adotar a dieta para perder peso rapidamente, de preferencia  10 kg em uma semana e claro sem exercícios físicos. Algumas conseguem, porém depois de um tempo voltam ao peso inicial ou até mais. Isto é desmotivador e preocupante, porque essa grande maioria acaba não apenas continuando obesa mas também adquirem outros problemas como flacidez, problemas endócrinos, cardiovasculares, anemia, depressão, etc.

pexie-thinkstock_e_getty_images

Qual a forma saudável para emagrecermos com saúde? O que temos que fazer para termos saúde?

qual-o-grao-ideal-para-voce-23308

Primeiramente não podemos aceitar uma forma de ditadura estética. Cada ser humano tem um biotipo. Classificamos em três na verdade: ectomorfo, mesomorfo e endomorfo. E mesmo duas pessoas do mesmo grupo possui diferenças genéticas muito importantes. Com isso concluímos que não há como generalizar  uma dieta e menos ainda criar uma ditadura estética corporal. Temos que assumir o que somos e a partir daí buscar ser e manter a saúde.

biotipo

O que podemos afirmar  para todos é que nenhum ser humano consegue ter saúde seguindo uma dieta pelo resto da vida, buscando ser magro.

poder-prebiotico-das-amendoas-92924-1

Não existe saúde se você viver de dieta.

O que temos que entender é que precisamos criar uma consciência alimentar. Onde tudo pode com equilíbrio. A exceção é não consumir alimentos que potencialize alguma disfunção em seu organismo; como consumir doces sendo diabético ou muito sal sendo hipertenso.

Todo ser humano precisa de carboidratos, lipídios e proteínas. Nunca exclua isso de sua alimentação.

files_81_201110241859593f98

A sua alimentação tem que ser rica em variedades. Somente com a variedade você não terá deficiências, principalmente de vitaminas, minerais, etc. Aprenda a comer verduras, legumes, frutas, cereais,  que além de vitaminas são ricas em fibras. Aprenda que o hábito de não comer te levará a engordar. É necessário criar um relógio biológico e respeitá-lo, coma de 3 em 3 horas. Não se esqueça que educação alimentar não é sinônimo de passar fome.  Procure alimentos frescos e mais naturais possíveis. E saiba que é tão caro se alimentar corretamente quanto comer mal. E alimentos saudáveis continuam bem mais baratos que remédios, e com certeza muito mais prazerosos.

images1

A facilidade pode te levar a uma grande dificuldade de viver.

Diminua o uso de açúcar, principalmente o refinado, gorduras saturadas como frituras, bebidas alcoólicas.

Faça exercícios físicos diariamente. Evite o sedentarismo.

Mudar hábitos é difícil porém ter uma boa qualidade de vida é uma grande recompensa por este sacrifício. Procure um médico especialista, um nutricionista, um esporte que te de prazer e viva mais e melhor.

Precisamos de uma humanidade saudável e feliz.

Revista Radis 49

Anúncios

7 Comentários

  1. Giuseppe Engl disse:

    I just want to say I’m newbie to blogging and seriously savored your page. Almost certainly I’m going to bookmark your blog . You actually come with fantastic posts. With thanks for revealing your web page.

  2. You should take part in a contest for one of the best blogs on the web. I will recommend this site!

  3. News info

    I was reading the news and I saw this really interesting topic

  4. Hey, you used to write fantastic, but the last several posts have been kinda boringK I miss your super writings. Past several posts are just a little bit out of track! come on!

  5. Learn More disse:

    Saved as a favorite, I like your blog!

  6. Its hard to find good help

    I am constantnly proclaiming that its difficult to find good help, but here is

  7. Looking around

    I like to surf in various places on the web, often I will just go to Stumble Upon and read and check stuff out

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: