daytodayforever

Início » Uncategorized » CARBOIDRATO – vilão ou salvador

CARBOIDRATO – vilão ou salvador

julho 2013
S T Q Q S S D
« jun   ago »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

A HISTÓRIA DA MASSAGEM

Nenhum evento

Categorias

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 378 outros seguidores

401557-Não-é-necessário-reduzir-o-número-de-carboidratos

Os carboidratos desempenham um papel extremamente importante em nosso organismo, pois é através deles que nossas células obtêm energia para realizar suas funções metabólicas.

Os carboidratos são substâncias extremamente importantes para a vida, e sua principal fonte são os vegetais, que os produzem pelo processo da fotossíntese. Os vegetais absorvem a energia solar e a transforma em energia química, produzindo glicídios. E é desses glicídios que todos os outros seres vivos dependem para sobreviver. Essa energia é passada para os níveis tróficos seguintes: Os herbívoros obtêm essa energia se alimentando de vegetais. Essa energia é passada para o nível seguinte, pois os carnívoros se alimentam dos herbívoros e assim por diante.

Os carboidratos são divididos em três grupos: monossacarídeos, dissacarídeos, polissacarídeos. Os dois primeiros são conhecidos como carboidratos simples, já os polissacarídeos são denominados carboidratos complexos.

carboidratos

Os monossacarídeos mais importantes são: ribose (participa da produção do RNA atuando como matéria prima), Desoxirribose (participa da produção do DNA atuando como matéria prima), glicose (principal fonte de energia para os seres vivos, mais usada na obtenção de energia, sendo fabricado pelos vegetais na fotossíntese e utilizada por todos os outros seres vivos na alimentação), frutose (possui função energética) e galactose (participa da composição de monossacarídeos da lactose, também tendo função energética).

Carboidratos-Alimentos

Os dissacarídeos são o resultado da ligação entre dois monossacarídeos. Os dissacarídeos mais importantes são: sacarose (glicose+frutose; esta presente nos vegetais, principalmente cana-de-açúcar), lactose (glicose+galactose; é o açúcar presente no leite) e maltose (glicose+glicose; encontrado em vegetais); todas apresentando função energética.

Encontramos carboidratos nos cereais, tubérculos e açucares.

Os carboidratos são alimentos que fornecem energia ao organismo. Dentro deste grupo energético estão os cereais (arroz, trigo, milho, aveia, etc), os tubérculos (batatas, mandioca, mandioquinha, etc) e os açúcares (mel, frutose, etc).

carboidratos-5

Os polissacarídeos são moléculas formadas através da união de vários monossacarídeos. Uma característica é que não possuem sabor adocicado, como nos outros grupos. São moléculas muito grandes e insolúveis em água,  o que é de grande importância para os seres vivos, pois desempenham função estrutural e armazenadora de energia. No momento da digestão, para que essas moléculas sejam absorvidas, é necessário que sejam quebradas em moléculas menores, os monossacarídeos. Os polissacarídeos podem ser estruturais (celulose e quitina, graças a este último um animal não derrete se entrar na água) ou energéticos.

Os principais polissacarídeos energéticos são: amido (apresenta função de reserva, é encontrado em raízes, caules e folhas) e o glicogênio (carboidrato de reserva dos animais e dos fungos, sendo armazenado nos músculos e no fígado dos animais).

Partindo dessas informações podemos entender um pouco mais de tipos de carboidratos e onde os encontramos. De uma forma geral, o grupo de carboidratos simples é formado de açucares. Atentem para que não apenas em doces, mas também nas massas, arroz, etc.  Cuidado com dietas que tenham como função não incluir carboidratos, até porque creio que isso seria impossível. Eles são muito importantes na nossa alimentação.

macarrão_finna_post

O mais importante disso tudo é saber que os alimentos que são ricos em carboidratos simples têm alto ou moderado índice glicêmico, sendo que o açúcar deles segue rapidamente para o sangue. Açúcar é energia para o corpo e se não gastarmos essa energia, ela será armazenada no nosso organismo na forma de gordura. Então quem pratica exercícios físicos precisa de uma alimentação rica em carboidratos para repor energia gasta durante os exercícios e ajudar no ganho de massa.

Ou seja, a bomba de chocolate não engorda, a menos que você passe o dia todo sentado ou deitado. O grande vilão da obesidade não é o carboidrato e sim a sua falta de exercícios físicos.

Para os diabéticos e quem necessitar perder peso deve ter uma alimentação rica em carboidratos complexos por terem uma digestão mais lenta e, por isso, chega até o sangue mais lentamente, promovendo saciedade por um período maior. Eles são, em geral, mais ricos em vitaminas do complexo B, ferro,  fibras, e minerais.
paes_integrais

Anúncios

9 Comentários

  1. Tuan Goodley disse:

    I simply want to say I’m new to weblog and absolutely loved your web-site. Very likely I’m planning to bookmark your website . You surely come with excellent writings. Thanks for sharing with us your web-site.

  2. this article disse:

    Thanks a lot for sharing this with all people you actually recognise what you’re talking approximately! Bookmarked. Kindly additionally talk over with my site =). We may have a hyperlink trade arrangement among us!

  3. I’m really impressed with your writing skills and also with the layout on your blog. Is this a paid theme or did you modify it yourself? Either way keep up the excellent quality writing, it’s rare to see a nice blog like this one these days..

  4. Informative and precise

    Its difficult to find informative and precise info but here I noted

  5. News info

    I was reading the news and I saw this really interesting topic

  6. Its hard to find good help

    I am constantnly saying that its hard to procure good help, but here is

  7. News info

    I was reading the news and I saw this really interesting topic

  8. Dreary Day

    It was a dreary day here today, so I just took to messing around on the internet and realized

  9. many thanks, I believe your visitors could possibly want significantly more articles similar to this carry on the superior do the job.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: