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VITAMINAS – nutrientes essenciais

julho 2013
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As vitaminas são nutrientes essenciais para o organismo e devem estar contidas na nossa dieta alimentar. O organismo humano necessita  de vitaminas, em pequenas quantidades, para desempenhar diversas funções. Para o bom funcionamento do corpo, prevenindo numerosas doenças, é necessário adquirir esses nutrientes por meio da alimentação. É importante salientar que a única vitamina que produzimos  é a vitamina D.  Já escrevi sobre ela VITAMINA D – a vitamina do Sol.  

Hipovitaminose ou avitaminose é a deficiência de vitaminas e hipervitaminose é o excesso das mesmas.

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Tanto a falta como o excesso de vitaminas podem causar danos ao funcionamento do organismo.

As vitaminas são divididas em dois grupos:

Vitaminas lipossolúveis – são encontradas nos óleos e gorduras dos alimentos. São absorvidas com  a ajuda da bile e armazenadas no fígado e no tecido adiposo. Neste grupo, encontramos a vitamina A, vitamina D, vitamina E, vitamina K.

Vitaminas hidrossolúveis – são as solúveis em água. Sua absorção e excreção são bem rápidas. Fazem parte deste grupo a vitamina C, vitamina B1, B2, B3, B6, B9, B12, B5, Biotina. Essas não são acumuladas em altas doses no organismo, sendo eliminada pela urina. Por isso se necessita de uma ingestão quase diária para a reposição dessas vitaminas. Algumas vitaminas do Complexo B podem ser encontradas como co-fatores de enzimas, desempenhando a função de coenzimas.

O nome vitamina foi criado pelo bioquímico polonês Casimir Funk em 1912. Uniu-se a palavra latina vita (vida) com o sufixo -amina. Naquele tempo pensava-se que todas as vitaminas eram aminas. Mesmo depois descobrindo que isto era um erro, manteve-se o nome vitamina para esses nutrientes.

Antigamente, não era possível denominar cientificamente uma vitamina.  Para não dar nomes científicos errôneos as vitaminas decidiu-se dar a cada vitamina uma letra. Chegaram a ir de A a U (pulando o jota). Muitas mudaram de nome, como a vitamina B, que virou um complexo vitamínico, ou a vitamina M (B9).

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Um interessante aspecto envolvendo esses nutrientes ocorreu no período das grandes navegações, quando perceberam que doenças específicas, escorbuto e beribéri, estavam acometendo os marinheiros e tripulantes.

A alimentação inadequada dos marinheiros, dieta baseada em biscoitos e carne salgada, carente em frutas e legumes, provocava sintomas específicos: fraqueza, hemorragias nasais, desatenção e até a morte. Quando em terra firme, retornando os hábitos alimentares, os sintomas desapareciam.

Por esse problema, a Marinha Inglesa chegou a instituir uma lei determinando a inclusão de frutas (laranja e limão) e verduras na dieta alimentar dos marinheiros.

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Dose Diária Recomendada (DDR)

Devido ao importante papel no metabolismo como um todo, é necessário que recebamos uma gota mínima de vitaminas diariamente. De acordo com o Food and Drug Administration (FDA), os valores diários recomendados para uma pessoa adulta são:

Vitamina A – 5000 IU    Vitamina C – 60 mg

Vitamina D – 400IU (5mcg)   Vitamina E – 30 IU (15mg)

Vitamina K – homens 120 mcg e mulheres 90 mcg

Vitamina B1 – 1,5 mg   Vitamina B2 – 1,7 mg

Niacina – 20 mg  Vitamina B6 – 2mg

 Folato – 400 mcg (0,4 mg)   Vitamina B12 – 6 mcg

Biotina – 300 mcg (0,3 mg)     Vitamina B5 – 10 mg

 

 

mg=miligrama        mcg=micrograma

Exemplo: 1mg=1000mcg       20mcg=0,02mg

 

Tendo uma alimentação diversificada, rica em legumes, frutas e verduras você conseguirá evitar a falta de vitaminas.

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Vamos fazer um post específico para cada vitamina, todas as terças-feiras. Falaremos dos alimentos ricos em tal vitamina, o que causa a sua falta e excesso.  Assim você conseguirá medir a importância desses nutrientes.

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