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Maçã – o fruto da saúde

julho 2013
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A HISTÓRIA DA MASSAGEM

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The National Gallery in Prague Adam And Eve (1538 - 1539)Details Lucas Cranach the Elder

 

Se Eva foi condenada por ter dado a maçã a Adão, graças a estudos científicos atuais, ela deveria ter sido recompensada. A maçã deveria ser o símbolo da saúde e não do pecado.

Nos EUA, há um ditado que diz:

“Uma maçã por dia mantém o médico longe”.

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Esta fruta  evita o envelhecimento, protege o corpo de doenças e ainda limpa a boca.

Controla e reduz o colesterol ruim LDL.

Reduz o risco de inúmeros cânceres.

Possui ação oxidante.

Pode ser considerada uma escova de dente natural. 

Fonte rica em fibras.

Baixa caloria.Rica em pectina.Reduz o risco de doenças cardiovasculares e prisão de ventre.

As substâncias antioxidantes presentes na fruta (casca e polpa), flavonoides e polifenóis são capazes de preservar as células dos danos provocados pela ação dos radicais livres, retardando o envelhecimento e protegendo o organismo de uma série de doenças, inclusive o câncer.

A frutose (açúcar da maçã), é absorvido de forma mais lenta pelo organismo em relação à sacarose (açúcar de cana usado diariamente). Isso beneficia as pessoas diabéticas, pois elas podem comer uma maçã diariamente sem aumentar os níveis de glicose do sangue.

Essa fruta pode ainda ser considerada como uma escova de dente natural, ajudando na higiene bucal. Morder e mastigar maçãs estimula as gengivas e aumenta a quantidade de saliva, diminuindo o número de bactérias na boca e ajudando no combate as cáries. Não estou afirmando que comer maçãs dispensa o ritual da escova e o fio dental.

Cientistas americanos da Universidade da Pensilvânia

descobriram que a maçã elimina gordura.

Tudo isso porque a maçã é rica em fibras e pectina.

As fibras preenchem o estômago e dão uma sensação de saciedade. Isto inibe a sensação de fome.

A pectina colabora para uma digestão mais lenta, reduz a absorção de açúcar, diminuindo a quantidade de gordura. É a principal fibra presente na maçã, é uma fibra solúvel (geralmente usada para engrossar gelatinas) e ajuda na redução de doenças cardiovasculares e prevenção de prisão de ventre. Além disso, essa fibra influencia favoravelmente as taxas de colesterol no sangue e funciona como um agente natural contra substâncias tóxicas, incluindo a contaminação por metais tóxicos. Têm sido mostrados ainda os efeitos benéficos da pectina da maçã tanto na redução do chumbo como na do mercúrio no trato gastrintestinal e respiratório.

Somente nos EUA, são mais de 2500 tipos de maçãs cultivadas, e dentre essa infinidade de variedades, todas contêm quantidades consideráveis de nutrientes e substâncias benéficas à nossa saúde. No Brasil as mais consumidas são a  Fuji e a Gala.

Analisadas quanto à capacidade de reduzir o colesterol, a Gala seria mais indicada. Isso porque essa variedade oferece mais quercetina, um antioxidante que dificulta o acúmulo de gordura nas artérias. Graças a essa substância, que é da família dos flavonoides, a Gala impede com muita eficácia a absorção do colesterol no intestino. Verificou-se que com a ajuda dessa maçã, os excessos da molécula gordurosa são” varridos” do organismo.

Além disso, uma maçã Gala fornece a metade de toda a vitamina C que você precisa ao longo do dia.  Ambas apresentam sabor adocicado, no entanto, a variedade Fuji pode apresentar alguma vantagem no que diz respeito ao seu menor teor de acidez.

Os benefícios aumentam quando ingerida também a casca da fruta, pois há maior concentração de substâncias ativas. Eu sempre pensei que isto era história de pessoas que tinham preguiça de descascar as frutas porque como sempre ouvi, come a casca que é onde esta a ” vitamina”.

Estudos investigaram pacientes com risco de doenças cardiovasculares, e eles tiveram uma redução de 7,6% no colesterol plasmático, a partir do consumo de maçã e de sua pectina. E em crianças foi benéfico seu consumo para o combate a diarreia.

Cerca de 100g de maçã encontramos de 1.5 a 2.5 gramas de pectina. Estudos mostraram que o consumo de 5 a 6g por dia dessa fibra é o necessário para se obter efeito na redução do colesterol, pois quantidades inferiores não mostraram efeitos significativos. Uma maçã média pesa entre 180/200g, podemos afirmar que a ingestão de uma unidade por dia fornece cerca de 3 a 5g por dia de pectina.

Um componente da casca de uma maçã, onde também se concentra a maior parta das fibras, é algo chamado ácido ursólico, que está relacionado a um risco menor de obesidade. Isso porque ele aumenta a queima de calorias e o desenvolvimento de músculos e massa magra.

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Estudos

Pode combater câncer
Em 2004, uma pesquisa francesa, divulgada no WebMD, descobriu que uma substância da maçã é capaz de ajudar na prevenção ao câncer de cólon. Um novo estudo, realizado em Cornell, EUA, em 2007, encontrou compostos adicionais, chamados triterpenóides, que parecem lutar contra o câncer de cólon, fígado e mama.

Um estudo publicado no Journal of Medicine Food, analisou os efeitos do consumo de maçã e suco de maçã sobre os níveis de LDL oxidado. Conhecido como colesterol ruim, o LDL provoca danos cardiovasculares, e quando oxidado, forma placas ao longo das paredes da artéria coronária, causando a aterosclerose.

Nesse estudo participaram 25 pessoas que durante 12 semanas consumiram cerca de 400ml de suco de maçã (100%) ou duas maçãs diariamente. As variedades das maçãs usadas no estudo foram: Fuji, Golden Delicius, Granny Smith e Red Delicius. Após as 12 semanas, os níveis de oxidação foram avaliados e verificou-se diminuição de 20% em média, nos níveis de LDL oxidado.

Outro estudo realizado na Universidade de Cornell e que foi publicado em na Revista Nature, mostrou que 100g de maçã fresca pode ser mais benéfico que um comprimido de 1500mg de vitamina C. Os antioxidantes naturais presentes na maçã fresca seriam mais eficazes do que aqueles encontrados em suplementos dietéticos.

Testes laboratoriais também foram realizados e mostraram que extratos retirados da casca da maçã inibiram o crescimento de células cancerígenas em cerca de 43% e os da polpa 29%. Em células de câncer de fígado, os testes foram ainda mais eficazes. Os extratos da casca reduziram o crescimento dessas células em 57% e os da polpa 40%.

Estudos investigaram pacientes com risco de doenças cardiovasculares, e eles tiveram uma redução de 7,6% no colesterol plasmático, a partir do consumo de maçã e de sua pectina. E em crianças foi benéfico seu consumo para o combate a diarreia.

Combate o colesterol
Cerca de 100g de maçã encontramos de 1.5 a 2.5 gramas de pectina. Estudos mostraram que o consumo de 5 a 6g por dia dessa fibra é o necessário para se obter efeito na redução do colesterol, pois quantidades inferiores não mostraram efeitos significativos. Uma maçã média pesa entre 180/200g, podemos afirmar que a ingestão de uma unidade por dia fornece cerca de 3 a 5g por dia de pectina.

Previne problemas respiratórios
Segundo a revista Heath, comer pelo menos cinco maçãs por dia pode melhorar a função pulmonar. Provavelmente graças a um antioxidante chamado quercetina encontrada na pele de maçãs, cebolas e tomates, informou a BBC. E os benefícios para respiração não param por aí: um estudo de 2007 descobriu que as mulheres que comem muito dessa fruta são menos propensas a ter filhos com asma.

Combate resfriados
Embora não chegue a ser tão eficiente quanto a laranja, a maçã é considerada uma boa fonte de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico. Uma fruta média possui cerca de oito miligramas dessa substância, o que equivale a cerca de 14 % da ingestão diária recomendada.

Diminui o risco de diabetes
Um estudo publicado em 2012 no American Journal of Clinical Nutrition descobriu que as maçãs, bem como pêras e amoras, estavam ligados a um risco menor de desenvolver diabetes tipo 2 por causa de uma classe de antioxidantes, antocianinas, que são também responsáveis ​​para pela coloração frutas e vegetais.

Melhora as funções cerebrais
Segundo o Good Housekeeping, a fruta tem sido associada a um aumento na produção de acetilcolina, que se comunica entre as células nervosas. Isso faz com que a maçã possa ajudar a memória e diminuir as chances de desenvolver Alzheimer. Uma dieta rica em antioxidantes pode ter efeitos semelhantes, por isso a maçã, que é particularmente rica em quercetina, é uma boa aposta, de acordo com pesquisa de 2004.

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Sabemos que as maçãs orgânicas são melhores por não conterem agrotóxicos. Porém estes produtos ainda são muito caros, praticamente um item de luxo, aqui no Brasil. Mas há uma solução para livrarmos a maçã de agrotóxicos. Deixe-a de molho por meia hora em um vasilhame com uma solução de 1 colher (sopa) de pó de bicarbonato de sódio em um litro de água.

Depois é somente lavá-las em água corrente. esta medida funciona porque o pH mais ácido do bicarbonato elimina os produtos químicos dos alimentos. Quando for escolher a maçã preste atenção a algumas dicas – ela deve ser lisa e firme, livre de manchas marrons, rugas e furos. Em casa as maçãs podem ser conservadas na geladeira, embaladas num saco plástico para preservar seu perfume. Asim durarão ate duas semanas. Em temperatura ambiente e protegidas dos raios solares, devem ser consumidas em no máximo cinco dias.

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