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Gorduras – anjos ou demônios?

julho 2013
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A HISTÓRIA DA MASSAGEM

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A gordura ou lipídeo, como preferirem chamar tornou-se o maior mal para a humanidade. Há vários artigos falando sobre gorduras saturadas, não devemos comer gordura, viva mais sem gordura, evite gordura, etc… Mas enfim, o que é gordura? Qual a sua importância, Quais tipos de gorduras devemos comer? O que são gorduras saturadas, gorduras trans, gordura boa, gordura ruim?

Quando falamos de gorduras, estamos falando de Lipídios. Também são chamadas de triglicerídeos, triglicérides ou triacilgliceróis. São compostos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Diferencia-se dos carboidratos pela a proporção desses nutrientes. Cada molécula de gordura possui glicerol (álcool) combinado com ácidos graxos (ácido).

A gordura é importante para inúmeras formas de vida, atuando tanto no papel metabólico como no papel estrutural.

As gorduras têm várias funções, como fonte e reserva de energia (um grama de qualquer gordura produz 9 kcal de energia), além de ser um importante isolante térmico (forma o tecido adiposo dos mamíferos) para os animais se protegerem contra o frio. São importantes para a síntese de outras substâncias, ou para o melhor funcionamento destas, como as vitaminas lipossolúveis ( A,D,E, e K), lipoproteínas, e alguns hormônios sexuais que dependem da existência de gordura para ter um funcionamento ideal. Ou seja, não dá para vivermos sem gordura.

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 Observem também que quando falamos de ácidos graxos, esteróides, óleos, omega 3, omega 6, gordura trans, cerídeos, carotenóides, fosfolipídeos, estamos falando de lipídios ainda.

Quando a gordura é decomposta, originando ácidos graxos e glicerol (álcool) é chamado de lipídio simples. Podem ser encontrados na forma sólida ou líquida.

As gorduras saturadas são de origem animal. São responsáveis por elevar o colesterol LDL que podem levar aos problemas cardíacos.

As gorduras insaturadas são as de origem vegetal. São as consideradas boas para nossa saúde.  Elas colaboram com o aumento do nosso colesterol bom (HDL). Esse tipo de gordura não deposita-se somente na região da barriga e ainda colaboram com o nosso coração.

As gorduras trans são gorduras boas que por um processo industrial transformam-se em gorduras nocivas a nossa saúde. Além de aumentar a taxa do colesterol ruim (LDL), diminui as taxas do colesterol bom (HDL).

Espero que tenha sido claro quanto falamos de gorduras. Claro que precisamos aprofundar muito mais no assunto e iremos, porém creio que temos agora a noção de que as gorduras não são os demônios que tanto ouvimos falar. O que nos cabe é escolher o tipo de gordura que nos fará ter mais saúde.

 

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