daytodayforever

Início » Uncategorized » Gordura Trans – inimiga oculta

Gordura Trans – inimiga oculta

julho 2013
S T Q Q S S D
« jun   ago »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

A HISTÓRIA DA MASSAGEM

Nenhum evento

Categorias

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 378 outros seguidores

76

As gorduras hidrogenada é um tipo de gordura formada por um processo químico  (hidrogenação), no qual óleos vegetais líquidos são transformados em ácido graxo trans, uma gordura sólida (gordura trans industrializada).

Alimentos de origem animal (carnes gordas e leites integrais) apresentam pequenas quantidades dessas gorduras mas encontramos principalmente em alimentos industrializados. Possuem a finalidade de melhorar a consistência, sabor dos alimentos e aumentar a vida de prateleira de alguns produtos. O consumo excessivo aumenta a concentração de LDL ( colesterol ruim) e diminuem a concentração de HDL plasmático ( bom colesterol).

imagem6_2

É importante lembrar que não há informação disponível que mostre benefícios a saúde a partir do consumo de gordura trans.

Isto indica que além de aumentar a produção do mal colesterol, que entope artérias, causando problemas cardíacos,e acidentes vascular cerebral. A gordura trans também diminui o bom colesterol, sendo este importante para a metabolização de vitaminas, hormônios, esteroides, etc. E ainda não traz nenhum benefício.

screenshot287

“Gordura hidrogenada” ou “parcialmente hidrogenada” ou “óleo vegetal hidrogenado” ou “parcialmente hidrogenado” indica sim gordura trans.

O maior problema da gordura trans é porque nem sempre está indicada nos rótulos dos alimentos. A legislação brasileira, criada em 2006, possui uma brecha que permite que a quantidade de gordura trans seja omitida se for inferior a 0,2 gramas por porção.Com a informação camuflada, os consumidores não conseguem controlar a quantidade de gordura ingerida e o total diário pode passar do recomendado pela Anvisa, que é de 2,2 gramas por pessoa. Deve-se verificar nos ingredientes dos produtos se há a indicação “gordura hidrogenada” ou “parcialmente hidrogenada” ou “óleo vegetal hidrogenado” ou “parcialmente hidrogenado”. Se houver, é porque o alimento apresenta gordura trans na sua composição.  Então quando numa embalagem houver o selo “gordura trans zero” e na sua composição houver a indicação dos produtos a palavra hidrogenado em seus óleos e gorduras, o selo está mentindo. Há gordura trans.

Diferenças-entre-gorduras-saturadas-insaturadas-e-gordura-trans

Uma pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) mostrou que metade dos rótulos analisados na pesquisa citava gordura na lista dos ingredientes, mas só 18% informava que a quantidade era maior que zero por porção.

Os produtos industrializados como biscoitos, salgadinhos, frituras, bolos, margarinas, pães, sorvetes, doces, pratos congelados, batata frita, etc contém gordura trans.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que a ingestão de gordura trans não ultrapasse 2,2 g por dia. O ideal é consumir o mínimo possível, dando preferência a alimentos mais naturais e preparações caseiras para a obtenção de uma vida mais saudável.

2539043-4012-rec

Atualmente, a população brasileira consome em média 6.6 g de gordura trans, que equivale a consumir 04 unidades de biscoitos recheados.

esps-gordura-trans-mal-a-ser-evitado

Reforçando mais uma vez, quanto mais natural a sua alimentação, melhor será sua saúde. Busque sempre alimentos sem gorduras trans, sem acidulantes, oxidantes, conservantes. Nada disso é bom para sua saúde.

Nesta tabela verificamos a quantidade de gordura trans que consumimos quando comemos um pacote de pipoca de microondas, salgadinhos industrializados, o biscoito recheado, a torta de maçã de fast foods, nuggets e a popular margarina.

gordura_trans

ALIMENTO PORÇÃO QUANTIDADE DE TRANS
PIPOCA MICROONDAS 1 PACOTE GRANDE 2,5g
SALGADINHO PACOTE 1 PACOTE MÉDIO 2g
BISCOITO RECHEADO 1 UNIDADE 1,7g
BATATA FRITA FAST FOOD 1 PACOTE GRANDE 6g
TORTA MAÇÃ FAST FOOD 1 UNIDADE 4,5g
NUGGETS DE FRANGO 6 UNIDADES 1,7g
MARGARINA 1 COLHER DE SOPA 2g

alimentos-industrializados-gorduras-trans-1-67

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: