daytodayforever

Início » Uncategorized » Preconceitos à Massagem

Preconceitos à Massagem

julho 2013
S T Q Q S S D
« jun   ago »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

A HISTÓRIA DA MASSAGEM

Nenhum evento

Categorias

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 378 outros seguidores

Muitos clientes da Day to Day Forever, durante as sessões de massagens, perguntam sobre as técnicas utilizadas, querem saber um pouco da história, etc; e outros, que nunca fizeram nenhuma sessão, aguçados pela curiosidade, questionam sobre a eficacia dessa terapia, qual seria o melhor tipo de massagem recomendada para isto ou aquilo, qual seria o procedimento de uma sessão de massagem tal.

wtx023128

Perante tantos questionamentos, resolvi escrever sobre a massagem. Comecei com uma série chamada História da Massagem – dividida em cinco posts: Origem, Os Gregos, Romanos à Renascença, Massagem Sueca à Universidade de Miami. Esta semana ainda postei uma linha do tempo sobre a história da massagem chamada: A Massagem através do tempo. Mais ainda há muita coisa a ser dita sobre este assunto.

Entre conversas com outros profissionais da área de massoterapia, pessoas que fazem uso desta terapia e também pessoas que nunca fizeram uma sessão de nem um tipo de massagem, tornou-se corriqueiro pontuar sobre o preconceito ainda existente sobre a massagem.

bambuterapia-massagem-spa-e-cia-pier-21-2

Fala-se muito sobre a questão de estar despido(a) ou apenas de sunga ou biquíni, para uma sessão. Comenta-se sobre o desconforto de alguém estranho tocar-lhe o corpo. Há ainda a questão de um massagista ser do sexo oposto quando a cliente é uma mulher ou do mesmo sexo quando se trata de um homem. Há ainda a conotação, fantasia ou estímulo sexual. Ou seja, preconceitos á este serviço.

No dicionário Aulete a palavra preconceito é explicada como:

(pre.con.cei.to)

sm.
1 Opinião ou ideia preconcebida sobre algo ou alguém, sem conhecimento ou reflexão; PREJULGAMENTO
2 Atitude genérica de discriminação ou rejeição de pessoas, grupos, ideias etc., em relação a sexo, raça, nacionalidade, religião etc.  INTOLERÂNCIA 
3 Ideia ou juízo fundado em crendices e superstições; CISMA:

massagem-masculina1

Como sempre afirmo, o preconceito somente pode ser erradicado através de informação que leva ao conhecimento sobre algo. Este é um dos principais intuitos deste blog.

Mesmo hoje me dia, com a profissionalização de massagistas e também a utilização ampla desta técnica, é natural haver estes tipos de preconceitos. Temos em nossa criação, uma moral cristã católica que ainda nos leva a pensar em lascívia e também em pudor. Temos vários estabelecimentos que se utilizam a massagem com intuito sexual. Mas isto é apenas uma vertente perante o que lhes pode ser oferecido quanto a técnicas e tratamentos que a massagem pode lhes proporcionar.

O uso da massagem como prática clínica desapareceu na Idade Média. Nessa época, a Igreja pregava que a massagem tinha uma conotação sexual. O cirurgião francês Ambroise Paré começou a incentivá-la novamente no século XVI.

Não julguem todos os profissionais em massoterapia como sendo pessoas que exercem a prostituição ou a libidinagem. Há profissionais que atuam na área tanto estética, terapêutica e também sexual. Nem todos que atuam em uma área consequentemente atuam em outra.

O importante é buscar o que realmente deseja. Buscar conhecer, se informar sobre estabelecimentos, técnicas e profissionais. Não permita que prejulgamentos, intolerâncias e cismas lhe abdiquem de uma terapia milenar, séria e tão  benéfica e cada vez mais profissional. Tenha certeza que tanto na área estética como terapêutica encontrará resultados verdadeiramente positivos para sua saúde física, mental e psíquica.

f_164776

Os gregos valorizavam muito a saúde, a forma física, beleza e potência atlética, usavam massagem em seus atletas tanto antes como depois do esporte – com o nome de apoterapia, acreditavam que o procedimento preparava a musculatura antes do evento e limpava os membros de matérias supérfluas e fluidos após uma atividade exaustiva.

Continuarei falando sobre Massagens, suas técnicas, benefícios, aplicações. Espero realmente que consigam superar seus preconceitos.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: