daytodayforever

Início » Uncategorized » MASSAGEM AYURVÉDICA – conhecimento da vida

MASSAGEM AYURVÉDICA – conhecimento da vida

agosto 2013
S T Q Q S S D
« jul   set »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

A HISTÓRIA DA MASSAGEM

Nenhum evento

Categorias

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 378 outros seguidores

ayurveda-1 

Em sânscrito, AYU significa vida e VEDA significa conhecimento ou ciência.

A Massagem Ayurvédica faz parte do sistema Indiano de saúde denominado Medicina Ayurvédica. Surgiu na cultura dos Vedas (antiga etnia indiana), sendo não apenas uma das mais antigas e sim uma das mais completas técnicas naturais para restabelecer o equilíbrio físico e psíquico. 

Não é possível precisar exatamente a data, mas há registros de que a massagem já era utilizada na Índia há mais de 5.000 anos, sendo transmitida de mestre para discípulo.

good-mandala

Trata-se de uma massagem profundamente relaxante, atuando no campo físico e energético, tendo a função de purificação e manutenção da saúde corporal. Tem como objetivo restaurar o bem-estar físico, mental, energético e emocional.

Massagem-Ayurvédica

Esta técnica que associa o conhecimento milenar do Ayurveda com as manobras e alongamentos do Yoga, foi criada e desenvolvida por Kussum Modak, mestra indiana que vive em Pune e dedica sua vida a ensinar e espandir esta técnica. Hoje, no Brasil a maioria das pessoas que trabalha com a Massagem Ayurvédica tem raiz no trabalho da Kussum.

images (1)

A massagem ayurvédica age nos sistemas: linfático (desintoxicando o organismo), circulatório (aumentando a produção de glóbulos brancos e a nutrição e oxigenação celular) e energético (reequilibrando o chakra e atuando nos sete corpos – desfazendo bloqueios emocionais). Dessa forma contribuindo na cura das principais doenças, realinha toda a estrutura ósseo-muscular, alivia as tensões (mesmo as consideradas crônicas), tem efeito anti-stress e anti-depressivo. Dá ao corpo maior flexibilidade com o alongamento da musculatura e mobilidade nas articulações.

É importante ressaltar que, para uma massagem ser ayurvédica, deve levar em consideração os doshas do paciente, seus desequilíbrios e suas características. É uma prática individualizada, específica para cada tipo de pessoa. Não existe apenas uma técnica de massagem na Ayurveda, mas sim diversas delas, que são feitas com óleos essenciais medicados, de acordo com o dosha do indivíduo.

images (2)

Reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) a massagem ayurvédica é utilizada por quase toda população da Índia e está sendo amplamente divulgada no mundo.

 É indicada como um dos tratamentos para quase todas as doenças, principalmente: dependência química, alergias, estresse, estafa, fadiga, depressão, fibromialgia, bloqueios emocionais, problemas musculares e de coluna,  lembrando que na Ayurveda não se trata a enfermidade, mas sim o indivíduo. Deve ser ministrada com cuidado em gestantes.

pc3a9-nas-costas-com-jagruti1-0498

As pessoas ficam mais bonitas com mais energia, a pele fica mais vitalizada e mais jovem. Além de atuar no campo emocional, podendo liberar e “limpar” emoções que ficaram bloqueadas em alguma fase da vida. Atua também no campo energético/espiritual, alinhando e reativando os centros de energia do organismo (chakras), desbloqueando o fluxo da energia vital. Propicia também um profundo processo de autoconhecimento e transformação de forma natural e consciente. 

2008012700070436large

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: