daytodayforever

Início » Uncategorized » Depilação e pele irritada – o que fazer?

Depilação e pele irritada – o que fazer?

agosto 2013
S T Q Q S S D
« jul   set »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

A HISTÓRIA DA MASSAGEM

Nenhum evento

Categorias

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 378 outros seguidores

Várias pessoas sofrem com irritações na pele após fazerem depilação em geral. Este problema vai desde pessoas que apenas raspam os pelos com lâminas até as que fazem depilação a laser. Mas o que fazer para diminuir estas irritações?

passo-passo-depilacao-laser

Há cuidados tanto gerais como específicos para cada tipo de depilação.

De forma geral os cuidados básicos para depilar-se são os seguintes:

Não exponha ao sol a área a ser depilada pelo menos uma semana antes e no mínimo dois dias após, se tratando de depilação a cera ou lâminas. No caso de optar a laser, é recomendado não se expor ao sol durante todo o tratamento.

Três dias antes e três dias depois, faça uma esfoliação na região a ser depilada.  Tomando este cuidado, evitará pelos encravados, foliculite, e outras inflamações que possam ocorrer.

A esfoliação além de retirar as células mortas, limpa os poros, diminui a oleosidade e hidrata sua pele. Quando mais higienizada estiver sua pele, menor será o risco de fungos e bactérias atuando nas áreas lesionadas.

Nada de usar hidratantes, óleos para pele ou produtos com álcool, tanto em dias que antecedem como posteriormente a depilação.

Use roupas com fibras naturais, de preferencia algodão, leves e mais soltas. Isto além de diminuir o atrito da pele depilada, também ajudará a absorver o suor, evitando irritações. Principalmente quem depila virilha.

Tomar banho com temperaturas mais amenas. A água quente dilata os poros, faz produzir e eliminar mais gordura em sua pele. Com poros abertos e cheios de sebo será mais fácil ter não somente pelos encravados como também mais alimentos para fungos e bactérias, ajudando a inflamar a região.

AloeLiquidSoap_HD

Use um sabonete com pH neutro, de preferencia que tenha agentes bactericida e fungicida. Pode ser um sabonete líquido intimo. Há vários no mercado. Recomendo o Aloe Liquid Soap. Possui excelentes propriedades adstringentes, é bactericida, fungicida, hidratante, calmante, tudo isto por conter aloe vera em sua composição. Limpa e  hidrata  a pele em profundidade e não causa irritações como acontece com muitos produtos de higiene pessoal. Pode ser utilizado em crianças, idosos e pessoas com peles sensíveis. É um produto biodegradável com pH dermocompatível e de fragrância agradável.

Para as pessoas que utilizam lâminas para depilar-se algumas dicas são bem úteis. Façam no banho. Utilizem água quente. A lâmina tem que ser virgem. Utilizem um bom sabonete líquido, para diminuir o atrito. Após a depilação utilize uma loção, isenta de álcool e com agentes calmantes para pele.

A depilação com cera quente causa menos problemas quando tomados os cuidados gerais. Mas pode ocorrer complicações quando o profissional utilizar ceras de má qualidade ou não específicas para alguma região, tendo que aplicar várias vezes na mesma região para retirar os pelos. Isto aumenta as lesões na área depilada. Cuidado com a temperatura também é importante, pois pode causar queimaduras sérias na área. A cera tem que estar abaixo da temperatura corporal que é de 36º C.

hqdefault

Quando há reaproveitamento de cera, pode transmitir fungos o bactérias de um cliente anterior para o seguinte. Uma cera que foi utilizada, por exemplo, para depilar as áreas genitais não deve ser utilizada para outros fins no mesmo cliente e muito menos em outro. O que sobrar deve ser inutilizado. Fique atento na forma que o profissional trabalha quando for depilar-se.

No estúdio eu não utilizo óleos para retirar cera. Creio que seja preferível o cliente vá embora com um pouco de cera e a retire no banho do que aplicar um removedor de cera com óleo e acabar obstruindo os poros abertos.  Utilizo o Aloe First tanto para higienizar como para proteger a pele. Ele possui uma alta porcentagem de gel de Aloe Vera estabilizado, própolis e mais onze estratos de plantas que trabalham em sinergia para higienizar, refrescar e acalmar qualquer tipo de pele. Com todas estas orientações que passo ao cliente e também com estes cuidados, nenhum retornou com problemas pós depilatório.

07_07_08_dia_01_original_thumb[3]

Para quem utiliza cremes depilatórios sempre façam o teste dermatológico antes. Esperem alguns dias para ver se nada ocorreu na área aplicada e principalmente sigam as instruções do tempo máximo para permanecerem com o creme. Eles podem queimar seriamente a sua pele se isto não for respeitado.

depilacao

Mesmo não trabalhando com depilação a laser, muitas pessoas comentam sobre as irritações que este processo causa. O mecanismo de ação da depilação a laser é simples, porém delicado, e pode ter consequências como manchas e queimaduras. O procedimento é conseguir queimar os pelos até a raiz.  Para se obter uma depilação eficaz a raiz do pelo precisa ser aquecida a uma temperatura mínima de 60ºC e isso causa dor. Quando a luz do laser atinge o pelo, gera uma energia aquecida que o destrói.  Essa energia é atraída pela melanina do pelo. Então deve-se tomar muito cuidado quanto a potencia da emissão de luz laser. Porque além dos pelos ele pode queimar e manchar também a pele, que também tem melanina.  É preferível optar por mais sessões com potencias menores.

depilacao a laser e os cuidados 4

Quando clientes vem ao estúdio com problemas de manchas e queimaduras causadas a laser ou cremes depilatórios, eu utilizo sempre o Aloe Vera Gelly. Ele é composto de extrato de Aloe Vera em forma de gel. Cuida, hidrata e refresca a pele. Com todas as propriedades da aloe vera, ajuda a cicatrizar, clarear, diminui a sensibilidade causada pela lesão e protege contra infecções. Sendo rapidamente absorvido, lubrifica e suaviza tecidos em áreas delicadas.  Vários clientes tem ficado bastante aliviados com este produto. Podem acreditar é muito eficaz.

preview005

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: