daytodayforever

Início » Uncategorized » Massagem Tailandesa

Massagem Tailandesa

agosto 2013
S T Q Q S S D
« jul   set »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

A HISTÓRIA DA MASSAGEM

Nenhum evento

Categorias

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 378 outros seguidores

images (2)

Atualmente no Ocidente fala-se muito sobre massagem tailandesa. Muitas casas de massagem oferecem tal massagem que sempre é feita por mulheres orientais, tendo uma associação a excitar a libido e sexualidade. Porém a verdadeira massagem tailandesa esta muito distante de tais intenções. 

nuad7

A massagem tradicional tailandesa chamada de Nuad Borarn (Nuad Paan Borarn), tem sua origem na Índia, com influências na ayurvédica, yoga e budismo.  A palavra Borarn deriva do sânscrito purana, e refere-se a algo como certo trabalho antigo e sagrado, que teve origem através de um corpo de conhecimentos transmitidos verbalmente, e nas praticas intensas de mestre para discípulo desde os primórdios dessa cultura.

1

Segundo a lenda, o povo tailandês atribui o titulo de Pai da medicina tailandesa ao médico indiano Jivaka Kumar Bhaccha. Devido a diferença lingüística, ele é chamado doutor Jivago Komarpaj. Contemporâneo e colaborador muito próximo de Buda, a quem atendia três vezes por dia, foi o principal médico da Sangha original (comunidade na Índia que se reuniu em torno de Buda). De acordo com esses fatos, ele teria vivido na Índia há 2500 anos. Em algumas referências das escrituras antigas do budismo theravada e na língua Pali, ele é chamado de Cânon, que significa Pai ou ancestral.

thai

Por essa razão, antes de se iniciar a massagem, os praticantes fazem uma prece em sinal de respeito e gratidão ao médico pai, (chamada wai khru que significa “honrar o mestre”) e tem a intenção de buscar sabedoria, orientação, proteção e bênçãos para o cliente e terapeuta. As raízes da massagem tradicional tailandesa são claramente influenciados pelos ensinamentos do yoga indiano, budismo theravada e medicina ayurveda. Assim que os ensinamentos do budismo começaram se espalhar por toda Índia e mais tarde pela Ásia, monges e conhecedores da ayurveda e massagem chegaram ao SIÃO (Antigo nome da Tailândia). A partir daí, a massagem passou a se chamar NUAD BORARN. (Nuad = antiga e Borarn = Massagem). Embora haja controvérsias sobre as datas precisas da migração em direção à Tailândia, alguns historiadores acreditam que ela se situe em torno do fim do século II e inicio do século III antes de Cristo. Durante o reinado de Rama Khamheng 1275-1327 d.C. o Budismo Theravada foi adotado como a religião oficial do Reino.

Dvora

Embora pouco se saiba sobre os aspectos do desenvolvimento histórico da medicina tradicional tailandesa antes de meados do século XIX, existe uma inscrição em pedra datada no ano de 1292 D.C. que comprova a adoção do budismo como religião oficial da Tailândia e conseqüentemente a adoção da medicina tradicional oriunda da Índia, constituindo-se no mais antigo registro escrito da Tailândia. No século XVII, foram encontrados alguns escritos em folhas de palmeiras com registros importantes da medicina tailandesa no idioma original Pali. Esses escritos continham os canais de energia, teoria e diagramas de tratamentos além de alguns textos religiosos estimulando a prática da alta estima e da compaixão. Infelizmente a Birmânia invadiu Ayurtthia em 1767 destruindo ou queimando a maior parte desses textos. Em 1832, o Rei Rama III, ordenou que os textos remanescentes fossem esculpidos em pedra, tornando-se as epígrafes mais famosas no templo Wat Phra Chetuphon ou Wat Pho em Bangkok podendo serem vistas diariamente. Ao todo são 60 epígrafes, 30 mostram a parte da frente e 30 mostram a parte de trás do corpo. Duas das 60 inscrições demonstram os canais de energia do corpo e protocolos de tratamentos. As linhas ou canais de energia são chamados SEN na medicina tradicional Tailandesa e podem ser comparados com os MERIDIANOS da medicina Chinesa ou NADIS na ayurveda.

ancient-2

 Esta técnica baseia-se no conceito de linhas de energia corporais, estando relacionadas aos ensinamentos budistas. Ela também é conhecida como massagem ioga tailandesa por promover alongamentos semelhantes a posturas iogas. 

Seus benefícios são: relaxamento, alongamento, flexibilidade, descompressão articular, melhorando a circulação sangüínea e a remoção de toxinas do organismo. Além disso, é indicada para alívio de estresse.

Este video mostra uma sessão da tradicional massagem tailandesa: http://www.youtube.com/watch?v=ZhR01G-Q9BI

Anúncios

1 Comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: