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Colágeno e alimentação

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A HISTÓRIA DA MASSAGEM

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Muitos clientes tem perguntado sobre a reposição de colágeno. Quando podem começar a repô-lo e também se é preferível  comprimidos ou cremes.

Primeiramente é necessário saber que o colágeno é uma proteína mais abundante do organismo humano e apresenta-se em mais de dez tipos diferentes, com composições e funções distintas.

O colágeno fortalece os tecidos, promove elasticidade e dá resistência à pele, aos músculos, tendões, meniscos, ligamentos, veias, vasos e artérias, além de realizar a distribuição de fluídos em vasos sanguíneos e linfáticos.

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Então observem que esta proteína é muito mais importante do que apenas manter a juventude. Quando falamos de colágeno temos que observar que sua falta não é apenas importante para uma função estética.

O colágeno é produzido normalmente pelo organismo desde que nascemos e estudos mostram que a partir de 30 anos o corpo sofre uma perda gradual, algo em torno de 1%ao ano.

A principal fonte de colágeno vem da alimentação.

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Temos que incluir em nosso cardápio alimentos de origem animal (carnes vermelhas, frango, peixe, ovos). Estes alimentos são a principal fonte de colágeno.

 Também não podemos nos esquecer dos vegetais como a soja, lentilha, grão de bico, que mesmo não sendo fontes diretas de colágeno, são fontes de proteínas que contribuem para a formação dessa proteína tão importante.

Segundo o IBGE, uma pesquisa feita entre 2008 e 2010, a alimentação de 90% dos brasileiros deixa a desejar neste sentido: ela é rica em produtos calóricos e de baixo teor nutritivo. Menos de 10% atinge as recomendações de consumo de frutas, legumes e verduras, que é de 400 gramas ao dia.

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Tendo uma alimentação equilibrada, prática de atividade física e a não exposição a fatores que causam riscos à saúde como o estresse, fumo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, conseguimos uma vida saudável e prolongada.

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Vamos a algumas dicas importantes para repormos o colágeno de uma forma natural e simples.

 

Um importante fator para que o nosso organismo sintetize o colágeno é o consumo de alimentos que contenham vitamina E, selênio e zinco. Podemos encontrar estas substâncias em avelãs, amêndoas e castanhas.

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Para estimularmos a produção do colágeno pelo organismo, aumente o consumo de alimentos ricos em vitamina C, que é responsável para auxiliar a síntese do colágeno pelo organismo. Atentem-se em consumir frutas como acerola, caju, limão, abacaxi, kiwi, morango e pêssego.

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Nunca deixem faltar também em sua dieta alimentar folhas verde escuro. Elas ajudam a melhorar a produção do colágeno pelo organismo.

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