daytodayforever

Início » Uncategorized » Vitamina A – Retinol –

Vitamina A – Retinol –

setembro 2013
S T Q Q S S D
« ago   nov »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

A HISTÓRIA DA MASSAGEM

Nenhum evento

Categorias

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 378 outros seguidores

No começo de julho escrevi sobre a importância das vitaminas para nosso organismo. No post Vitaminas – nutrientes essenciais, falei sobre o que são vitaminas, seus grupos, etc.

Agora vamos tratar de cada vitamina de forma particular, buscando mostrar a importância de cada uma. Iniciamos com a vitamina A ou Retinol.

frutas_alaranjadas

A vitamina A pertence ao grupo das vitaminas lipossolúveis. É encontrada no tecido animal sob a forma de retinóides ou como pró-vitamina em tecidos vegetais, sob a forma de carotenóide. 

Todas as vitaminas lipossolúveis são absorvidas quando há presença de lipídios, bile e suco pancreático. Depois de absorvidas no intestino, estas são armazenadas nos tecidos. Quando adquiridas através de alimentos de origem vegetal, a vitamina A é absorvida sob a forma de palmitato de retinila.

A vitamina A em suas diferentes formas no organismo desempenham várias funções no organismo humano:

abacate

O retinal, uma forma oxidada da vitamina A e é de vital importância no ciclo visual. 

vitaminas-que-ajudam-a-ganhar-e-a-manter-a-cor

O ácido retinóico é encontrado no interior das células, onde desempenha funções relacionadas ao ciclo celular.  Através de seus processos químicos é responsável por produzir alterações biológicas significativas através de ativação gênica, transcrição, tradução e acumulação de novas proteínas. 

images (1)

Através dos carotenoides pró-vitamínicos A, o desenvolvimento dos ossos, ação protetora na pele e mucosa, possui função essencial na capacidade funcional dos órgãos do trato reprodutivo,  participa do fortalecimento do sistema imunológico, está relacionada com o desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial, contribui para o desenvolvimento normal dos dentes, para a conservação do esmalte dentário, manutenção do bom estado do cabelo e na prevenção da oxidação celular.

Vitaminas (1)

Os carotenoides são uma família de compostos abundantemente encontrados na natureza, sendo os responsáveis pela cor da maioria dos frutos e vegetais que comemos todos os dias, a qual pode variar desde o amarelo até o vermelho vivo. Dos mais de 600 carotenoides conhecidos, aproximadamente 50 são precursores da vitamina A. Entre os carotenoides, o β-caroteno(beta-caroteno) é o mais abundante em alimentos e o que apresenta a maior atividade de pró-vitamina A. 

vitaminas

Alimentos ricos em vitamina A

 

ABACATE ABÓBORA ACELGA BATATA DOCE BRÓCOLIS CAJU CENOURA COUVE ESCAROLA ESPINAFRE FÍGADO GOIABA LEITE MANDIOCA AMARELINHA MAMÃO MANGA MANTEIGA MAÇÃ MELÃO ÓLEO DE FÍGADO DE BACALHAU GEMA DE OVOS PÊSSEGO QUEIJOS SARDINHA TAIOBA TUCUMÃ (AMAZÔNIA) AGRIÃO TOMATE PIMENTÃO VERMELHO DAMASCO CREME DE LEITE AZEITE DE DENDÊ

images (2)

A deficiência de vitamina A ou hipovitaminose A, pode acarretar a xeroftalmia ( cegueira noturna), infecções (reduz a capacidade do organismo de se defender das doenças), cegueira permanente e morte de milhares de pessoas no mundo, principalmente crianças constituindo um dos principais problemas nutricionais de populações de países em desenvolvimento. Outros sintomas da carência de vitamina A são o endurecimento dos revestimentos dos pulmões, intestino e do trato urinário, além de aumentar da susceptibilidade da pele à infecções.

As principais causas da deficiência estão ligadas a falta de amamentação ou desmame precoce ( o leite materno é rico em vitamina A), baixo consumo de alimentos ricos em vitamina A, consumo insuficiente de alimentos que contêm gordura, infecções frequentes ( as infecções levam a diminuição do apetite) e colestase. 

CA0LF7VLCA8FYHONCAGCAOVVCA4WBK43CAA3AFE2CANJ2U09CAVFE0UBCAKMZNUQCAD1X7V5CAAZAIYXCA3RJAMVCASAJ260CAN9C9W5CAP03SWZCAR4H0X7CADP7Q8ICAQFEJGKCAIAD1X9

A hipervitaminose A ou consumo excessivo de vitamina A, causa intoxicação por esta vitamina, surgindo sintomas como: pele seca, áspera e descamativa; fissuras labiais; ceratose folicular (oclusão do folículo piloso); dores nos ossos e articulações; câimbras; queda dos fios de cabelo e aspereza dos fios, queda parcial das sobrancelhas; sonolência, irritabilidade, cefaléia e vômito; lesões no fígado; redução do crescimento do indivíduo; falta de apetite; edema (inchaço); epistaxe (sangramento nasal); esplenomegalia e hepatomegalia (aumento do volume do baço e fígado); e alterações nas enzimas hepáticas.

 caju3

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: