daytodayforever

Início » Uncategorized » Reflexologia – a massagem chinesa dos pés

Reflexologia – a massagem chinesa dos pés

setembro 2013
S T Q Q S S D
« ago   nov »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

A HISTÓRIA DA MASSAGEM

Nenhum evento

Categorias

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 378 outros seguidores

Roteiro-Reflexologia-Podal-onde-encontrar-no-Rio-de-Janeiro-beleza-chic

A Reflexologia tem origem na antiguidade. Nessa época as terapias de pressão eram conhecidas como uma forma de medicina preventiva e terapêutica. Um documento produzido entre 2500 e 2330 a.C, encontrado no Egito, descreve a prática da Reflexologia. Porém muitos estudiosos da área afirmam que a Reflexologia surgiu na China há 5000 anos.

egito-reflexologia

Conhecida com a massagem chinesa dos pés, a reflexologia baseia-se no princípio da medicina oriental segundo o qual todos os órgãos, sistemas, músculos e glândulas têm terminais no pé: 152 pontos no pé esquerdo e 148 no direito. A Reflexologia é um tipo de massagem terapêutica que se concentra em pontos de pressão nos pés e nas mãos que correspondem ou ‘refletem’ várias outras áreas do corpo.

reflexologiaGrande_2

Encontrado nas antigas teorias orientais que o corpo contém ‘meridianos’ que dispersam energia através de todo o corpo, a reflexologia é um tipo de acupuntura que estimula várias partes do corpo pela aplicação de pressão nas mãos e nos pés. Os benefícios da reflexologia incluem melhoras na sensibilidade nervosa e na circulação, assim como, alívio do estresse, tensão e dores.

Nova Imagem (4)

Reflexologia é uma arte suave, uma ciência fascinante e uma forma extremamente eficaz de massagem terapêutica, através de aplicação de pressões específicas em pontos reflexos especialmente nos pés embora também possa ser feita nas mãos, que conquistou um lugar de destaque no campo da medicina natural complementar. É uma ciência porque se baseia no estudo fisiológico e neurológico, sendo também uma arte porque depende bastante da habilidade com que o terapeuta aplica o seu conhecimento e da dinâmica que ocorre entre este e o beneficiário.

reflexologiachinesa

Parece não haver dúvidas em relação à existência de uma forte ligação entre a Reflexologia e a Acupuntura, baseando-se ambas em idéias semelhantes, ou seja em terapias enérgicas e de meridianos, na medida em que propõem a ideia de que as linhas de energia ligam as mãos e os pés a diversas partes do corpo. Isso permite que todo o corpo seja tratado quando se trabalham as áreas reflexas.

reflexologia-podal-150508

Na Acupuntura, originária da China, são utilizadas agulhas para eliminar os bloqueios nos caminhos energéticos (meridianos) que quebram a harmonia do corpo, dando origem à doença.

Por sua vez, no Shiatsu, originário do Japão, é usada a pressão dos dedos das mãos, em especial dos polegares, sobre os pontos de Acupuntura, para alcançar resultados semelhantes.

Os reflexologistas também trabalham com pontos de Acupuntura e de Acupressão, mas apenas com aqueles existentes nos pés.

Nos EUA a reflexologia foi popularizada nos anos 30 por Eunice Inghram.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: