daytodayforever

Início » Uncategorized » Vitamina E – Tocoferol – antioxidante

Vitamina E – Tocoferol – antioxidante

setembro 2013
S T Q Q S S D
« ago   nov »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

A HISTÓRIA DA MASSAGEM

Nenhum evento

Categorias

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 378 outros seguidores

Protege contra o câncer, arteriosclerose, das inflamações das articulações e das complicações provocadas pela diabetes. É importante também na prevenção de doenças cardiovasculares, melhora a circulação sanguínea e, também, é fundamental na formação dos gametas sexuais. 

Vitamina E 

os-beneficos-da-vitamina-e-alimentos-saude9

A vitamina E ou Tocoferol apresenta um papel fundamental na proteção do organismo contra os efeitos prejudiciais das espécies reativas do oxigênio que são formadas metabolicamente ou encontradas no ambiente (radicais livres). Os danos oxidativos podem ser inibidos pela ação antioxidante dessa vitamina. É uma vitamina lipossolúvel, absorvida na porção superior do intestino delgado por difusão de sais biliares.

uykrk

A vitamina E é o antioxidante mais importante na célula. O conteúdo de vitamina E determina a suscetibilidade das membranas sofrerem com o dano provocado pelos radicais livres. Pode modular a arteriosclerose por outros mecanismos, incluindo a inibição da adesão e a redução do dano oxidativo de células imunes e endoteliais, além de inibir a proliferação de células musculares lisas.

861_M

Vitamina E relacionada com o tratamento e prevenção do Mal de Alzheimer e Doença de Parkinson

Estudos demonstram que o estresse oxidativo pode contribuir para o processo patológico da doença de Alzheimer. A doença de Alzheimer se caracteriza principalmente por quadro demencial progressivo com comprometimento inicial da memória para fatos recentes seguido de deterioração das funções cognitivas. Evidencia-se que o estresse oxidativo e o acúmulo de radicais livres estejam envolvidos na fisiopatologia da doença devido à peroxidação lipídica excessiva, que pode acelerar a degeneração neuronal. Nesse contexto a vitamina E que é um composto nutricional que funciona como um antioxidante responsável pela varredura de radicais livres no organismo, tem sido de grande interesse na utilização durante o tratamento dessa desordem.

Recentemente foi constatado que uma dieta rica em vitamina E pode proteger contra o mal de Parkinson, de acordo com estudo da Universidade de Queen, no Canadá, publicado na revista Lancet Neurology.

brocolis-3

A vitamina E ocorre naturalmente em alimentos de origem vegetal, principalmente nos vegetais verde-escuros, nas sementes oleaginosas, nos óleos vegetais e no germe de trigo, além de estar presente também em alimentos de origem animal, como gema de ovo e fígado. 

alimentos

ALFACE AGRIÃO ESPINAFRE COUVE 

ÓLEO DE ALGODÃO, DE MILHO, DE SOJA, AZEITE DE DENDÊ, ÓLEO DE SEMENTE DE AÇAFRÃO

OVOS BANANA MANTEIGA CARNES 

GERME DE TRIGO SEMENTE DE GIRASSOL, DE ALGODÃO, DE SOJA, NOZES, AMENDOIM, GERGELIM, LINHAÇA, …

A alta ingestão de vitamina E pode acarretar em alterações nos mecanismos de coagulação (trombocitopenia e risco de hemorragia cerebral), náuseas, cefaleia, fadiga, hipoglicemia e alterações na função neutrofílica.

óleos-vegetais

A baixa ingestão de vitamina E causa agregação plaquetária, anemia hemolítica, degeneração neuronal (pois causa lesão na bainha de mielina) e redução de creatinina sérica. A depleção prolongada causa lesões musculares e esqueléticas e alterações hepáticas. A deficiência pode ser provocada por desordens como a má absorção de gorduras (fibrose cística, síndrome do intestino curto e colestase). 

alimentos_vitamina_e_alimentacao__7afa5fd747

DOENÇAS E PROBLEMAS CAUSADAS PELA BAIXA INGESTÃO DE VITAMINA E:

INFERTILIDADE, DIFICULDADE EM ENGRAVIDAR, ABORTO, QUEDA DE CABELO, PELE E CABELOS SECOS E SEM VIDA, SÍNDROME DO CLIMATÉRIO, CISTOS NA MAMA, CANSAÇO EXCESSIVO, DESÂNIMO, TAQUICARDIA, INFARTO DO MIOCÁRDIO, ARTERIOSCLEROSE, DOENÇA VASCULAR PERIFÉRICA, TROMBOSE, EMBOLIA, TENDINITE, TROMBOFLEBITE, CÃIMBRAS, DIFICULDADE NA CICATRIZAÇÃO, AGREGAÇÃO PLAQUETÁRIA, MÁ ABSORÇÃO NUTRICIONAL.

mono

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: