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VITAMINA K – ou vitamina anti-hemorrágica

novembro 2013
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A vitamina K garante uma boa coagulação sanguínea, cabelos e dentes fortes.

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A principal característica dessa vitamina lipossolúvel esta relacionada a uma boa coagulação sanguínea.A vitamina K é essencial para o combate de doenças como a trombose e a trombocitopenia. Não apenas na coagulação sanguínea, influi na síntese de proteínas do plasma (sangue), rins e tecidos.  Mas, além disso, atua também na formação capilar, dando força aos cabelos e também no fortalecimento de unhas e dentes. Também é importante no desenvolvimento precoce do esqueleto e na manutenção do osso maduro sadio.

Além da filoquinona ( vitamina K1), tendo como principais fontes  os óleos vegetais e as hortaliças, a vitamina K também se encontra  como a Dihidrofiloquinona (dK), que é formado pelo processo de hidrogenação de óleos vegetais, a Menaquinona (vitamina K2), sintetizada por bactérias e pode virar MK1 a MK3 e está presente em produtos de origem animal e fermentados e por fim a Medadinona (vitamina K3), que é um composto sintético que, no intestino, é convertido em K2.

abacate

A absorção dessa vitamina se dá no intestino delgado e, seu transporte, pelas vias linfáticas. É necessário um fluxo biliar e pancreático normal para que desempenhe seu papel normalmente, além de um nível de gordura adequado na sua alimentação diária.

Uma questão importante, a ingestão excessiva de vitamina A e E interfere na absorção de vitamina K.

A deficiência dessa vitamina pode resultar em riscos de hemorragia, calcificação da cartilagem, má formação dos ossos ou depósitos de cálcio na parede das artérias.

Alguns medicamentos que reduzem a vitamina K são: Heparina; Kanamicina; Ácido para-amino salicílico; penicilina; Fenitoína; Warfarin; Aspirina; Colestiramina; Ciclocerina; Dicumarol; Eritromicina.

 A vitamina K é encontrada nos alimentos, principalmente na forma de filoquinona (vitamina K1). As carnes são fontes pobres de filoquinona, porém o fígado apresenta quantidades maiores. No leite, a vitamina esta concentrado na porção lipídica e nos laticínios ricos em gordura. Vegetais de folhas verde-escuras contêm maior teor de filoquinona e contribuem com 40 a 50% da ingestão total.

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Como sempre a melhor maneira de ingerirmos nutrientes é através da alimentação, vamos a alguns alimentos  onde encontramos vitamina K, sendo que, a cada 100 g desses alimentos , temos a seguinte faixa de concentração de  microgramas de filoquinona:

 LEITE DE VACA (0,6)

BATATAS (0,9)

CARNE/BIFE, FARINHA BRANCA, IOGURTE (0,8)

ABACATE (1,0)

MANTEIGA (7)

TRIGO, AMEIXA (8)

UVAS VERDES (9)

FARELO DE TRIGO, AVEIA (10)

REPOLHO ROXO (19)

PEPINO (21)

COUVE-FLOR (31)

ERVILHAS (34)

ÓLEO DE OLIVA (80)

MOSTARDA (88)

ÓLEO DE SOJA (173)

BRÓCOLIS (179)

AGRIÃO (315)

REPOLHO (339)

ESPINAFRE (380)

SALSA (548)

A ingestão diária recomendada,  é de 120 microgramas para os homens e 90 microgramas para as mulheres.

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