daytodayforever

Início » Uncategorized » Calvície ou queda de cabelo?

Calvície ou queda de cabelo?

novembro 2013
S T Q Q S S D
« set   dez »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

A HISTÓRIA DA MASSAGEM

Nenhum evento

Categorias

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 378 outros seguidores

Quando falamos de calvície ou queda de cabelo, estamos falando sobre Alopecia.

A Alopecia é a redução parcial ou total de pelos ou cabelos em uma determinada área de pele.  Quando afeta todos os pelos do corpo, é chamada de  alopecia universal.

calvicie

Vou citar algumas causas dessa doença:

Androgenético: é uma associação de fatores genéticos com o hormônio sexual masculino, a testosterona. É mais frequente em homens, mas também afeta mulheres.

Areata: relacionada especialmente a fatores autoimunes e seu agravamento é influenciado pelo emocional. A alopecia areata é caracterizada pela perda rápida, parcial ou total de pelos em uma ou mais áreas do couro cabeludo ou ainda em áreas como barba, sobrancelhas, púbis, etc. O renascimento dos pelos pode ocorrer espontaneamente em alguns meses, porém em alguns casos a doença progride, podendo atingir todo o couro cabeludo (alopecia total) ou todo o corpo (alopecia universal).

Congênita:  ligada a fatores hereditários, com ausência total ou parcial desde o nascimento.

Traumática: que tem origem em contusões ou lesões no couro cabeludo.

Secundária ou Medicamentosa: que aparece após algum distúrbio interno dos órgãos, doenças, infecções, medicamentos como quimioterapia. 

Seborreica: a dermatite seborreica do couro cabeludo é um distúrbio muito comum, onde pode ser observado escamação, coceira e eritema; contudo, é uma doença que raramente determina uma redução significativa dos cabelos.

Alérgica: pessoas alérgicas a glúten do trigo e a lactose ou caseína do leite de vaca são os mais propensos a terem calvície; essa condição de alergia se manifesta em outros sintomas, porém pouco relacionada a isso.

3f2c6ee183dba995e4e93e515b93008c

A calvície está ligada à alopecia androgenética e ocorre em aproximadamente 50% dos homens. A calvície masculina pode ser causada por uma alteração genética herdada de uma substância de ocorrência natural chamada  DHT ( Di-hidrotestosterona, um  hormônio produzido a partir da testosterona.  A idade em que a calvície inicia e a velocidade do processo é definida pela quantidade de genes herdados dos familiares do lado paterno, materno ou ambos. Ela inicia geralmente com o afinamento, encurtamento, rarefação e despigmentação gradativa dos cabelos nas regiões fronto-temporais da cabeça, aumentando com o tempo e evoluindo para a atrofia e morte dos folículos capilares, mas preservando sempre as áreas laterais e posteriores já que são imunes à ação do DHT.

Depois de tanta informação científica, vamos a pergunta que todos devem estar se fazendo? – E qual é o meu caso?

homem-se-olhando-no-espelho-comeco-de-calvicie-checando-calvicie-perda-de-cabelo-1371074378366_615x300

O diagnóstico deve ser realizado por um médico dermatologista. Assim você terá certeza se sua queda de cabelo é normal ou se tem alguma influência genética. Em um exame visual, pode-se concluir que a pessoa possua uma queda acentuada dos cabelos. Assim ele pode encaminha-lo para um tratamento.

images (1)

Há duas formas de tratamento: o cirúrgico e o clínico. No caso do cirúrgico, o mais comum é o implante capilar. O tratamento clínico faz referência aos medicamentos  como finasterida e minoxidil, recomendados pelo dermatologista. Outras formas são vitaminas, xampus especiais. Há também casos em que o paciente foi tratado com produtos à base de Aloe vera com excelentes resultados.

Não se esqueça que o estresse, um xampu que lhe cause alergia , seborreia, que feche ou agrida os poros dos vasos capilares, química excessiva nos fios também podem causar a queda de cabelo.  Portanto, uma boa alimentação, a pratica de esportes, cuidados com a higiene e com seus cabelos, usando bons produtos, uma esfoliação capilar, podem evitar ou diminuir este problema.

Sonya_Haarpflege (1)

Anúncios

1 Comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: