daytodayforever

Início » Uncategorized » Colágeno e as articulações

Colágeno e as articulações

novembro 2013
S T Q Q S S D
« set   dez »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

A HISTÓRIA DA MASSAGEM

Nenhum evento

Categorias

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 378 outros seguidores

Middle Aged Woman Practicing Yoga

Muitas pessoas estão preocupadas com a questão estética do corpo. Querem continuar jovens, com a pele firme, retardar o envelhecimento. Porém se esquecem que além da aparência, juventude esta ligada a vários outros fatores, como por exemplo,vitalidade e disposição.

Afinal não adianta nada ter a pele de uma menina de 19 anos e não poder agachar-se para pegar um papel no chão.

longarm030609

Precisamos proteger nossas articulações desde jovens para chegarmos à idade adulta com esta vitalidade e disposição. As articulações são importantíssimas para a  movimentação de todo o nosso corpo (joelhos, tornozelos, mãos, pés, coluna, ombros, punhos, quadril, cotovelo e mandíbula). O desgaste nesse mecanismo é lento e gradual, ficando mais evidente na chamada terceira idade. Este desgaste pode trazer dificuldades para sentar e levantar, escrever, mastigar e andar.

hip-hop

O responsável por termos uma boa articulação é o tão conhecido colágeno. Essa proteína é fundamental para o funcionamento adequado da cartilagem articular, tipo especial de tecido que reveste a extremidade de dois ossos justapostos, permitindo a execução dos movimentos do corpo. Sem as cartilagens articulares, um osso se chocaria com o outro e não seria possível se movimentar direito.

articulacao

O colágeno é a proteína  mais abundante do organismo humano e apresenta-se em mais de dez tipos diferentes, com composições e funções distintas. Ele fortalece os tecidos, promove elasticidade e dá resistência à pele, aos músculos, tendões, meniscos, ligamentos, veias, vasos e artérias, além de realizar a distribuição de fluídos em vasos sanguíneos e linfáticos.

 O colágeno II é o tipo encontrado nas cartilagens articulares e produzido pelas células cartilaginosas.

eaosteo_200207

A cartilagem articular funciona como uma mola ou esponja, que cede água quando pressionada e volta a sua forma primitiva quando a pressão cessa. É o que permite ao joelho, por exemplo, aguentar o peso do corpo. Nesse sistema, o colágeno atua como uma malha de sustentação, retendo as demais substâncias existentes dentro da cartilagem.

Jo_oa_11_

Nossa cartilagem articular é composta por 70% de água e o restante por células chamadas condrócitos, condroblastos e fibroplastos.

 Os fibroblastos sintetizam as proteínas de colágeno e elastina, formando arcos de sustentação que funcionam como molas e ajudam na absorção de impactos diretos sobre a cartilagem.

Mostra de Dança vai do hip hop misturado com gospel ao ballet, no próximo domingo  6

Então vamos prevenir para termos uma vida saudável, podendo nos articular por todas as possibilidades infinitas que temos.

Busquem uma alimentação equilibrada, pratique esportes, dance, alongue-se, evite o estresse, o fumo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Ser jovem não é ter apenas 18 anos, e muito menos uma carinha de boneca. Ser jovem é ter condições de experienciar plenamente todas as suas capacidades.

madonna_live8_19

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: