daytodayforever

Início » Uncategorized » ESTEROIDES – hormônio, gordura, vitamina, corticoide…

ESTEROIDES – hormônio, gordura, vitamina, corticoide…

dezembro 2013
S T Q Q S S D
« nov   fev »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

A HISTÓRIA DA MASSAGEM

Nenhum evento

Categorias

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 378 outros seguidores

A gordura (lipídios), tem sido um tema bem comum  neste blog. Pelo menos três posts foram diretamente dedicados a este assunto. Caso queiram lê-los ou relê-los, aí vão os títulos para pesquisar no blog:

GORDURAS – anjos ou demônios?;

GORDURAS SATURADAS – tão bom e e tão ruim?;

GORDURAS TRANS – inimiga oculta; 

Mas não poderia deixar de falar de um lipídio (uma gordura) diferente dos demais, tão importante e também controverso, com vocês: – Os Esteroides.

48044390

Esteroide, gordura? O que tem a ver? – Tudo! 

Os esteroides são diferentes dos demais lipídios por apresentarem uma cadeia circular formada por anéis. Nada de apelidarem os esteroides de Senhor dos Anéis, por favor. 

Esses lipídios de cadeia complexa tem uma ligação fundamental com o colesterol na sua formação. Lembremos que sem colesterol não haveria vida.  O colesterol faz parte da estrutura das membranas celulares, sendo também reagente de partida para a biossíntese de vários hormônios, dos sais biliares e da vitamina D. 

images (2)

O colesterol é sintetizado exclusivamente em células animais. Uma parte do colesterol precisa ser obtida pela dieta e a outra é fabricada pelo corpo, principalmente no fígado, que reúne com triglicerídios e proteínas para formar os corpúsculos de HDL (lipoproteína de alta densidade) e LDL (lipoproteína de baixa densidade). Esta é a principal relação entre fígado e esteroides. Nas plantas é substituído pelo fito esterol.

O HDL é o que chamamos de “colesterol bom” e o LDL de “colesterol ruim”.

Grande parte do colesterol é transportado no sangue sob o formato de LDL. Uma parte dele é metabolizado no fígado e a outra serve para síntese de membranas celulares. Quando há excesso de LDL, acumula-se nas paredes das artérias, causando a aterosclerose. Este é o motivo deste colesterol ser considerado um  “bad boy”. 

Já o HDL tende a retirar o colesterol das artérias, levando-o ao fígado, onde se converte em bile. Há estudos buscando comprovar que este colesterol também remove o colesterol das placas ateroscleróticas já existentes, diminuindo a velocidade de sua formação, assim tendo taxas maiores de HDL afastariam os riscos de problemas cardíacos. O HDL é o mocinho da história das gorduras. 

estrutura-do-colesterol

Os esteroides podem ser classificados em sete grupos, de acordo com sua estrutura química e suas funções biológicas: estrogênios, androgênios, progestanos, mineralocorticoides, glicocorticoides, vitamina D e ácidos biliares.

Os hormônios são um tipo de esteroide. Os mais conhecidos são a testosterona e a progesterona, que são hormônios sexuais. Outros famosos são a aldosterona e o cortisol, que são hormônios supra-renais. 

got-2x10

A testosterona é o hormônio responsável pelo crescimento muscular, pela produção de espermatozoides e pelo desenvolvimento das características masculinas, como voz grossa, barba e comportamento mais agressivo.

 A progesterona  impede que uma mulher grávida tenha uma nova ovulação e, consequentemente, a fertilização do óvulo, por isso, ela é usada em anticoncepcionais ministrados oralmente, a famosa pílula anticoncepcional.

hormoft

Os corticoesteroides são utilizados como imunossupressores no tratamento de doenças autoimunes e na cirurgia de transplantes. Já os denominados anti-inflamatórios hormonais são usados no tratamento de diversas afecções na forma tópica ou sistêmica, entre eles temos a hidrocortisona, dexametasona, mometasona e betametasona.

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: