daytodayforever

Início » Uncategorized » AROMA & MASSAGEM – Aromaterapia

AROMA & MASSAGEM – Aromaterapia

março 2014
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

A HISTÓRIA DA MASSAGEM

Nenhum evento

Categorias

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 378 outros seguidores

A história do homem esta relacionada ao uso de óleos aromáticos para fins de cura. Temos manuscritos com mais de 4000 a.C que falam dessa prática médica. Neste texto falarei superficialmente como nasceu a aromaterapia que conhecemos em nossa época e também buscar, através da informação diminuir o paradigma que existe sobre “tratamentos alternativos.” Percebam que muitos desses tratamentos que a milênios tem melhorado a condição de vida da humanidade, hoje são vistos como algo ultrapassado, relacionado a misticismo, a charlatanismo, entre outras denominações, pelo simples fato de não haver interesse de governos e indústrias em pesquisar e validar métodos economicamente mais baratos para auxiliar a saúde e o bem estar da humanidade.

aroma

O termo aromaterapia foi criado em 1920, por René Maurice Gattefossé (1881 – 1950), engenheiro químico, industriário, perfumista, inventor e escritor, considerado o pai da aromaterapia.

Ele era um químico francês que começou a pesquisar as propriedades dos óleos essenciais por um motivo bem particular. Houve uma explosão em sua fábrica de perfumes e René e seu braço ficou queimado seriamente.

Rene-Maurice-Gattefosse

Com os recursos da medicina na época, o tratamento resultou em uma gangrena. René resolveu utilizar da medicina alternativa como último recurso, antes de amputar seu braço. Retirou suas ataduras e começou a aplicar às suas feridas infectadas óleo essencial de lavanda. Quanto aos resultados, foram surpreendentes. Ele notou que a dor diminuiu e os ferimentos curaram rapidamente sem deixar cicatrizes.

A partir desse pequeno incidente de trabalho, começou a pesquisar os demais óleos essenciais para fins terapêuticos. Escreveu um livro chamado Aromatherapy -1936.

Os óleos essenciais e outros componentes aromáticos funcionam de formas diferentes. A fragrância sozinha – quer na forma de incenso ou ao esquentar o óleo – ativa o sistema límbico e os centros emocionais do cérebro. Quando esses óleos são aplicados na pele – normalmente como óleos de massagem – eles podem ativar os receptores termais e matar micróbios e fungos. Médicos franceses fazem isso regularmente ao aplicar vários óleos essenciais à culturas Petri de infecções para ver qual óleo diminui o ritmo de crescimento da infecção.

Dependendo da educação, da informação, do desenvolvimento sócio-cultural de alguns lugares do mundo, não apenas a aromaterapia, mas outras práticas alternativas, como são denominadas atualmente, são vistas como uma prática válida da medicina ou como pseudo-ciência.

 Na França, por exemplo, alguns óleos essenciais são tão regulados como remédios controlados e os médicos os aplicam como anti-sépticos e anti-inflamatórios.

Médicos brasileiros e americanos alegam que a falta de estudos científicos e maiores evidencias torna impossível prever a efetividade da aromaterapia.

E por que não se estudar mais sobre esses remédios naturais para enfim a medicina de uma forma geral poder se utilizar dos mesmos? No caso da aromaterapia, os óleos essenciais não podem ser patenteados e quem efetivamente patrocina esses estudos são empresas farmacêuticas. O que estas empresas ganhariam se não podem monopolizar tais óleos? Por isso pouco interesse e também recursos na área.

aroma&massagem

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: