daytodayforever

Início » Uncategorized » Temperos – O que há além do sabor?

Temperos – O que há além do sabor?

março 2014
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

A HISTÓRIA DA MASSAGEM

Nenhum evento

Categorias

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 378 outros seguidores

temperos

Já é de domínio público que o consumo excessivo  sal, por conter sódio, é um dos grandes responsáveis por problemas renais, cardiovasculares e inchaço devido a retenção de líquidos. Atualmente cada vez mais temos brasileiros com problemas de pressão alta e uma das medidas aconselhadas pelos médicos é não consumir o sal. Baixar o consumo de sódio é uma das melhores medidas em termos de saúde pública, tendo por consequência o combate a algumas doenças crônicas.

Claro que a resposta do paciente sempre é: _ Doutor(a), mas sem sal a comida fica sem sabor. Parece comida de hospital, fica insossa.

Como para quase tudo há solução, a questão do sabor nos pratos  sem sal é  a utilização de temperos naturais.

c5s2kpbexh3917fyc5eorryhu

Temperar alimentos vai além de dar ainda mais sabor às refeições. Além de diminuirmos a quantidade de sódio , os pratos terão mais sabor e ainda uma proteção extra contra vários males. Os temperos naturais dão perfume, cor,  e possuem diversas propriedades e benefícios à saúde.

Comecem a verificar a quantidade de sódio dos produtos industrializados que regularmente vocês consomem. Saibam que é recomendado para homens e mulheres de 19 a 50 anos, consumirem no máximo 1500 mg de sódio por dia. Se quiserem, façam as contas de quanto ultrapassam essa indicação diariamente e levarão um susto.

temperos (1)

Abaixo citarei os temperos mais comuns em nossa cozinha, com algumas propriedades.

Alecrim: auxilia na redução de gases, possui ação digestiva.

Orégano: possui propriedades antimicrobianas, antifúngicas e antioxidantes. O orégano apresenta excelente ação bactericida.

Açafrão ou Cúrcuma: é um poderoso antioxidante, anti-inflamatório e anticarcinogênico.

Pimenta: são compostas por capsaicina, um fitoquímico que possui propriedades antioxidantes, anticarcinogênicas e antimutagênicas.  É uma grande fonte de antioxidantes, especialmente betacaroteno e vitamina C. A capsaicina, substância que proporciona à pimenta vermelha sua característica “picante”, apresenta várias propriedades interessantes, como o efeito antioxidante, anticoagulante e hipocolesterolêmico.

substituindo-o-sal-pelas-ervas-e-outros-temperos-4

Canela: apresenta compostos com propriedades de potencializar a ação da insulina e no alívio dos sinais e sintomas de diabetes e resistência à insulina. Auxilia no controle dos níveis de colesterol, triglicérides, além dos efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e o melhor de todos: ação termogênica! Outros temperos que também possuem efeito benéfico no controle de glicemia são: louro, cravo, noz moscada e orégano.

Alho: atua no fortalecimento imunológico e possui ação anti-inflamatória e anticancerígenos, auxilia na redução nos níveis de colesterol, fortalece o sistema imunológico, possui ação anti-inflamatória e ajuda no controle dos triglicérides e pressão arterial.

Cebola: concentrada em agentes antioxidantes, também possui ação anti-inflamatória e reguladora da pressão arterial.

Gengibre: além de possuir propriedades antioxidantes e anti-bacterianas, também pode acelerar o metabolismo, auxiliando a redução de peso .

Coentro: possui propriedades antioxidantes, anti-bacterianas, hipocolesterolêmicas e anti-inflamatórias, além de auxiliar no controle da glicemia. Existem estudos apresentando o coentro também com propriedades benéficas no controle da ansiedade e apetite.

Louro: um de seus maiores benefícios é sua propriedade digestiva e redutora da formação de gases. O louro também tem propriedades antirreumáticas e anti-inflamatórias. Além disso, as folhas de louro têm efeitos diuréticos e adstringentes.

vvx6m9a95e1n0ygerz93

Curry: tem origem indiana, sendo uma especiaria composta por variados ingredientes, dentre os quais: gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro.

Cominho: As sementes estimulam a secreção de enzimas pancreáticas, substâncias necessárias para uma boa digestão e assimilação dos nutrientes, e também ajudam a expulsar os gases intestinais.

Manjericão: planta rica em ferro, cálcio, potássio, magnésio . A presença de magnésio ajuda a melhorar a saúde do sistema cardiovascular, melhorando o fluxo sanguíneo e reduzindo o risco de arritmias cardíacas. O manjericão também favorece quem tem digestão difícil, gases, azia, dores de cabeça em consequência de alimentação pesada ou inadequada. E, além de facilitar o funcionamento dos intestinos, é diurético.

42-19839683

Páprica: possui altos níveis de vitamina C que ajuda a absorver alimentos ricos em ferro e pode combater infecções comuns além de auxiliar no tratamento de artrite e dores articulares.

Sálvia: possui ação antioxidante, antisséptica e anti-inflamatória, além de suas propriedades digestivas e diuréticas, que ajudam a controlar o nível de açúcar no sangue e combatem a artrite, a asma e a aterosclerose.

Cebolinha: contém vitaminas A e C, auxiliando no combate contra gripes e doenças respiratórias em geral. Também facilita a digestão.

Manjerona: estimula a digestão e tem efeito calmante.

Orégano: seus princípios ativos ajudam a combater enjoos e gases. Também é diurético e expectorante.

 Salsa: é rica em vitaminas A e C e minerais. Protege o sistema urinário, combate o inchaço e a anemia, além de possuir ação diurética e digestiva.

Tomilho: rico em magnésio, vitaminas C e do complexo B, esse tempero é digestivo, reduz o colesterol e previne o envelhecimento precoce.

temperos-naturais-edu-guedes-610x300

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: