daytodayforever

Início » Uncategorized » C.D.A. – Páscoa para todos

C.D.A. – Páscoa para todos

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar   maio »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

A HISTÓRIA DA MASSAGEM

Nenhum evento

Categorias

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 378 outros seguidores

pascoa1

Domingo de Páscoa, finalmente. Dia de chocolate! Seja ele em barra, bombons, ovos, coelhos, cenouras, corações… Chocolate amargo, ao leite, branco, crocante, com frutas. Chocolate com recheios! Infinidade de combinações! Infinidade de cores, embalagens, formatos, mas no final chocolate.

E quando ouvimos  a palavra trufado?! Trufado me remete a um objeto inchado, recheado a ponto de explodir. Mas há a superação, Ovo trufado de colher! Bendita seja esta criatura que ao invés de criar uma nova arma de guerra, criou o ovo de pascoa trufado de colher. Acreditem isso é um sinal que vale a pena viver. 

Ovo-de-Páscoa

Mas é inevitável, no fim do corredor uma velha porta abre-se lentamente, com seu irritante rangido. Com um tom melancólico, uma voz lamuriosa, sofrega diz: – “Mas a Páscoa não é somente comer chocolate. É tempo de arrepender-se. É tempo de sentir culpa pela morte de um inocente, que nos ama incondicionalmente.  Ninguém mais liga pra isso.”

Sinceramente, eu respeito qualquer manifestação de verdadeira religiosidade. Afinal a fé, o acreditar, é a nossa maior arma contra o medo. É o combustível da superação. Sendo ateus, ou religiosos, todos temos fé, todos acreditamos em algo, e ponto. 

ovos-de-pascoa

Mas não vamos ser chatos, nem hipócritas, nem ignorantes. Esta apropriação capitalista de um culto judaico-cristão é como diria, uma das coisas mais saborosas que poderia ter sido inventado. E antes que algum pseudo-socialista me venha com a conversa dos que sacrificaram seus míseros salários ou até mesmo não tiveram como comprar um simples chocolate, eu pergunto: E você fez o que? Bateu na porta de alguma família pobre e ofereceu metade do ovo de páscoa que ganhou de sua namorada para estas crianças?

E também nada de piadinhas imbecis sobre coelhos ovíparos, galinhas que somente comem cacau, etc. O ovo foi adotado nesta data como símbolo de vida. O coelho , no sentido de multiplicação, por causa de sua fertilidade. 

Ovo-de-pasco-de-colher-cereja-e-nozes

Voltando aos religiosos, vamos lá. O sentido da Páscoa judaica, além de relembrar uma importante passagem de sua história, tem um sentido de continuidade e renovação da vida realmente tocante. O ato de sacrificar um cordeiro e com o seu sangue,  ungir as portas das casas dos filhos de Deus, para evitar que Este não mate o primogênito daquela família, é um dos maiores símbolos de continuidade e perpetuação de uma raça, na sua base, que é a família. O êxodo, que foi o ato de sair de uma terra que não lhe agrada, deixar de ser escravizado e buscar um lugar melhor para viver é de uma sabedoria gigantesca. (Pense no emprego que você odeia e nem um mísero currículo levou a outra empresa.)

ovo_recheado_de_brigadeiro-600x300

A própria palavra páscoa tem um significado hebraico importante que é passagem. E anteriormente a estes fatos era apenas utilizada para descrever a passagem do inverno para a primavera. Que para os pagãos era um dos períodos mais importantes, pois significava a ressurreição, a unica condição de continuidade da vida. Imagine seis meses de um inverno rigoroso, vendo suas provisões acabando e não tendo de onde tirar. 

Até para os cristão, a Páscoa, tem um lindo significado e busca tocar seus fiéis no sentido de  tornarem-se pessoas melhores. 

ovos_de_p_scoa

Então, como a maioria dos brasileiros são cristãos, não praticantes, reflitamos, para que a  misericórdia divina, para conosco, continue benevolente. Se você passou os benditos quarenta dias refletindo sobre seus atos, seus pecados, suas faltas, enfim toda a mediocridade humana que lhe cabe exercitar e arrependeu-se, na sexta-feita da Paixão. Se acordou mais leve, mais feliz no sábado de aleluia, porque finalmente, buscará ser uma pessoa melhor; porque ao invés de alegrar-se com a felicidade de seus semelhantes, com a ação de regojizar-se em estar vivo e poder trocar presentes, comer chocolate. Alegrar-se com coisas simples, me vem com esse amargor, essa cisma de cavalheiro do dia do Juízo Final. Apega-se apenas ao sofrimento, a tristeza, a agonia e esquece o mais importante desta data. Por favor, aceite um pedaço de chocolate, somente para adoçar sua língua, porque a alma não foi nessa Páscoa.

-imgs-posts-20120321OvoRecheado

E mais, e os que não seguem o judaísmo e nem o cristianismo, teriam apenas mais um domingo simples? Por favor não vamos discriminar. Que todos tenham a oportunidade à alegria ,à felicidade, ao prazer de  estarmos vivos e podermos comemorar. 

Feliz Páscoa! Motive-se com o sentimento de renascimento, de continuação, de superação, de modificação, de alegria, de liberdade.  Seja qual for o significado que você dê a ela,  mais uma vez Feliz Páscoa. 

ovo-de-páscoa-caseiro9

E falando de liberdade, acredito que esta citação de Leon Tostoi, enquadra-se muito bem como mensagem de páscoa para os não religiosos, afinal não devemos discriminar ninguém:

– “Não alcançamos a liberdade buscando a liberdade, mas sim a verdade. A liberdade não é um fim, e sim uma consequência.”

Sambaqui Modern Sapiens  (SMS) 

macaco (1)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: