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TIAMINA – vitamina B1

maio 2014
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A HISTÓRIA DA MASSAGEM

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Vamos começar falando um pouco da história da Tiamina.

Foi a primeira vitamina do complexo B a ser descoberta, por isso chamada de B1. No século XIX, houve um aumento significante na incidência de uma doença chamada beribéri, principalmente na Ásia, que começou a produzir o arroz polido.

Em 1880 o almirante Takaki da marinha japonesa provou que causa do beribéri era alimentar, ao acrescentar à dieta dos marinheiros da marinha nipônica, peixes, carnes, cevada e vegetais. 

Em 1897 Eijkman, um médico holandês que residia em Java observou que o pó resultante do polimento do arroz, se diluído em água e administrado aos portadores de beribéri, curava a doença. 

Em 1936 a vitamina B1 foi isolada e batizada com o nome de Tiamina. Sua principal função é transformar o alimento em energia, sendo necessária também para manter o funcionamento normal do sistema nervoso.

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As principais funções dessa vitamina são:

  • atua principalmente no metabolismo energético dos açucares;

  • importante para a produção do ácido clorídrico e para a formação do sangue;

  • importante para o bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração;

  • auxilia as células na produção de combustível para que o corpo possa viver;

  • melhora  a atitude mental e o raciocínio;

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Além de uma  alimentação pobre, o álcool, café e cigarros, antiácidos, barbitúricos, diuréticos, excesso de doces e açúcar, dificultam a absorção e destroem a Tiamina em seu organismo.


Os sintomas principais das falta da tiamina são fadiga, depressão, anorexia e instabilidade emocional. Podem aparecer também sintomas gastrointestinais e insuficiência cardíaca.

A tiamina é encontrada em grande número de alimentos, tanto de origem animal como vegetal, incluindo legumes, raízes, leite, vísceras e cereais.
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Teor de Vitamina B1 em alguns alimentos (100 g)

Fonte

mg

Levedo de cerveja

17,57

Cacau

1,80

Amendoim

0,79

Levedura

0,71

Avelã

0,46

Tamarindo

0,44

Amêndoa

0,25

Pimenta

0,25

Castanha de caju

0,25

Agrião

0,12

Aspargo

0,12

Fruta-do-conde

0,11

Mostarda

0,11

Alface

0,08

Limão

0,06

Repolho

0,06

Manga

0,05

Maçã

0,03

Maracujá

0,03

Carne de Porco

0,9

Presunto Cozido

0,7

Castanha do Pará

0,7

Pistache

0,5

Noz pecã picada

0,6

Masa cozida

0,46

Caju

0,44

Aveia Cozida

0,25

Suco de Laranja

0,25

Gengibre 0,025
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