daytodayforever

Início » Uncategorized » ARGILOTERAPIA – da cabeça aos pés.

ARGILOTERAPIA – da cabeça aos pés.

maio 2014
S T Q Q S S D
« abr   jul »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

A HISTÓRIA DA MASSAGEM

Nenhum evento

Categorias

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 378 outros seguidores

A relação terra e homem existe desde o surgimento deste em nosso planeta.  “Instintivamente”, o homem, observando outros animais começou a utilizar a argila, com o intuito de aliviar suas dores e lesões corporais. Com o tempo, surge a GEOTERAPIA ou  ARGILOTERAPIA, dependendo da tendência mais esotérica ou estética.  

argiloterapia

Da África à América temos informações sobre povos que se beneficiavam  dessa terapia. Hipócrates, Avicena, Averrois, Galeno e outros preconizavam o uso da argila em suas práticas de cura.

Temos uma vasta utilização desta terapia que vai desde tratamentos capilares até corporais para diversas finalidades. 

Muitos perguntam sobre quais propriedades da argila e seus reais efeitos. 

9011aad71d61806fd2faeb875dc45a55_p

A argila é originária da decomposição do solo, por ações físico-químicas do ambiente natural, no decorrer de vários anos. Também conhecido por silicato minimizado, acredita-se ter propriedades homoestáticas derivadas de trocas energéticas, iônicas e radiônicas exercidas pelos elétrons livres, existentes nos minerais de sua composição, tais como: manganês,  magnésio, alumínio, ferro, sílica, titânio, cobre, zinco, cálcio, fósforo, potássio, boro, selênio, lítio, níquel, sódio e outros.

Segundo vários terapeutas, a cura com a argila dá-se pelo poder de absorção desta,de energia perniciosa acumulada na área doente e transmite sua energia de elevada qualidade vital. 

hqdefault

Muitas pessoas afirmam que a ingestão de pequenas quantidades de argila lhes proporciona uma ação vitalizante, fornecendo sua carga energética ao organismo e depurando-o, tornando o organismo mais saudável e dinâmico. 

Recentemente foi descoberta a capacidade anti-radioativa da argila. Objetos contaminados por radioatividade, ao entrarem em contato com a lama, perdem a radiação em pouco tempo. 

Além do uso interno, a argila é amplamente utilizada externamente na forma de banho, máscaras, cataplasmas, dependendo da função terapêutica desejada. 

Edemas, picadas de insetos e distensões musculares são recomendados cataplasmas. Para alivio da tensão e fadiga muscular , insônia e má circulação recomenda-se banhos. Já as máscaras são muito utilizadas em tratamentos estéticos para eliminar toxinas, clarear manchas,  limpar e tonificar a pele. Ajuda a eliminar cravos e espinhas.  Além das máscaras capilares que tem revolucionado diversos tratamentos capilares, indo desde limpeza do couro cabeludo até auxilio contra calvície. 

Argiloterapia-capilar1

Cada vez mais, tem-se aprofundado e aumentado os estudos sobre a Argiloterapia, tanto em procedimentos que vão desde a união da argila a óleos essenciais, florais e extratos fitoterápicos até a melhor utilização nos diversos tipos de argila. 

Para quem quiser saber mais sobre as propriedades de cada tipo de argila, procure no blog, os posts: 

Argila – medicina e estética    e

Máscara de argila verde – clareia manchas, previne sinais de envelhecimento, reduz poros abertos…

Anúncios

1 Comentário

  1. […] ARGILOTERAPIA – da cabeça aos pés. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: