daytodayforever

Início » C. D. A

C. D. A

C.D.A. – A GREVE DOS CAMINHONEIROS É LEGÍTIMA

Com certeza estamos assistindo a greve mais emblemática de nosso país, a greve dos caminhoneiros. Afirmo isto devido ao quanto atípico esta greve está sendo analisada pela população brasileira.

 

lg-7ee85ac2-24f0-4e39-acac-69a182b58c0e

Observamos que pela maioria da população brasileira, a classe dos caminhoneiros, é muito bem vista, não lhes cabendo adjetivos pejorativos. É inegável sua importância para o país e o quanto estão vulneráveis a problemas como salários baixos, violência, exaustiva carga de impostos, carga horária sempre acima das normas trabalhistas e situação precária em seu ambiente de trabalho. E a maioria dos trabalhadores brasileiros sofrem os mesmos problemas, cada qual em sua categoria.

Perante a política do governo de aumentos sucessíveis no combustível, que afeta diretamente não apenas a classe dos caminhoneiros, mas toda a população, pois aumentando o valor da gasolina, do óleo diesel, do gás de cozinha, temos aumento direto em nossos gastos primários da economia doméstica.

paralisação-de-caminhoneiros-agosto

E num ato heróico, os caminhoneiros se organizam e se negam a aceitar tamanho absurdo ao qual toda a população brasileira se vê vitimada, a alta dos preços dos combustíveis, sem nenhuma medida do governo de proteger ou amenizar suas consequências ao seu povo.

Estes são, ao meu ver, alguns dos principais motivos pela empatia e apoio a causa dos caminhoneiros.

Mas há muito a se analisar ainda, o quanto de significância esta greve nos mostra.

grevecaminhoneiros

Há, por exemplo, um boato que a greve foi organizada por empresários do setor de transporte, que ao meu ver é algo fantástico, pois se realmente for verdade, temos duas classes unidas contra os desmandos absurdos de um governo apático à seu povo. Com tantos impostos; com tantos pedágios; com tantas estradas intransitáveis com buracos sem sinalização, segurança e manutenção; com tantos roubos de cargas e de caminhões; com tantos investimentos necessários como manutenções dos caminhões, seguros de cargas; com tantos acidentes e mortes; ainda contar com aumentos sucessivos no combustível; torna-se inviável pensar investir em transportes de carga, empregar e ter algum futuro neste ramo.

Outra questão é que o governo não pode desta vez usar o pretexto de que esta greve é ilegítima e política, pois não há nenhum sinal de nenhum movimento partidário, de esquerda ou direita. São cidadãos trabalhadores brasileiros que dizem não a alta dos combustíveis e buscam melhorias para sua categoria.

A desaprovação da maioria da sociedade através das redes sociais quanto a forma que as mídias estão tratando o assunto é algo que nos leva a refletir no poder menor que a TV, rádios, jornais estão tendo neste caso. Mídias estas que somente no ano de 2017, receberam R$795,8 milhões do governo federal para publicidade. Portanto, entendemos porque as notícias estão sendo produzidas com uma intenção de diminuir o apoio da população.

Outro ponto é o posicionamento dos postos, supermercados e outros setores, que aproveitando da greve, elevam o valor de seus produtos para terem mais lucros neste período. Revejam seus posicionamentos como patriotas, pois vai muito mais além de cantar o hino nacional ou prestar continência a bandeira nacional.

Também, fica mais que explícito a incompetência deste governo quanto a medidas para solucionar os problemas gerados por ele mesmo, de forma a não poder manter o balcão de privilégios a alguns grupos quando a população se nega a patrocina-los, que normalmente aceita de forma passiva e não reivindica por seus direitos. Além é claro que suas medidas até então estão limitadas a responder apenas as reivindicações dos caminhoneiros, ou seja, para o restante da população, a questão do valor da gasolina continua com a mesma política de preço e aumento.

E, num período eleitoral, fica evidente a importância de analisarmos o posicionamento dos presidenciáveis à esta questão da população brasileira. Inclusive observar oportunistas, que ao invés de darem seu parecer quanto a uma solução cabível a todo o país, apenas insinua apoio para garantir mais eleitores.

22-05-2018-greve-caminhoneiros-01

Para concluir, espero que mais e mais classes sociais se manifestem, incluindo as donas de casa que não conseguem comprar um botijão de gás, que não conseguem comprar alimentos pela alta oportunista dos preços; a todos os brasileiros que precisam se locomover de carro, moto ou outro transporte que necessite de gasolina ou diesel; a todo trabalhador que utiliza transporte público e que terá que pagar mais por este serviço, a todo empregador ou outro cidadão brasileiro que terá que pagar um frete mais caro ou o valor do vale transporte a seus funcionários, a todo setor agrícola que utiliza o diesel em suas lavouras, etc.; e o quanto o povo brasileiro tem poder de mudar os rumos dessa nação sendo mais atuantes em todas as questões políticas e sociais de seu país.

EXERÇÃO SUA CIDADANIA – UTILIZEM DO DIREITO A GREVE PARA DEIXAR BEM CLARO O DESCONTENTAMENTO DE TODA A NAÇÃO BRASILEIRA

 

31-intervencaoja1

Somente para lembrar, no período de “intervenção militar de 64”, a Lei 4330/64 regulamentou de forma a impossibilitar como atitude legal qualquer manifestação de greve, mesmo reconhecendo o art. 158 da Constituição Federal de 1946, significando a mais intensa e profunda repressão política que a classe trabalhadora enfrentou na história do país até então. Cuidado com o apelo e utopia que uma intervenção militar resolverá nossos problemas políticos, econômicos e sociais. Foi a Democracia que possibilitou que nossos cidadãos caminhoneiros pudessem organizar e estar realizando esta greve, mesmo enfrentando multas e obstrução das Forças Armadas.

macaco (1)

Sambaqui Modern Sapiens  (SMS)


Deixe um comentário